Prefeito visita o CEI Arca de Noé na Vila Prudente

Desde 2005, o CEI Arca de Noé é administrado por meio de um convênio entre a Prefeitura e a Associação Arca de Noé de Apoio a Menores Carentes, uma Ong Franco-Brasileira. A Prefeitura contribui com uma verba de 85% do orçamento total da instituição.

Neste sábado (19/6), o prefeito de São Paulo, acompanhado do cônsul geral da França, Sylvain Itte, e do secretário municipal da Educação, visitou o Centro de Educação Infantil (CEI) Conveniado Arca de Noé, na Vila Prudente, Zona Leste. Desde 2005 a unidade é administrada por meio de um convênio entre a Prefeitura e a Associação Arca de Noé de Apoio a Menores Carentes. A Prefeitura contribui com uma verba de 85% do orçamento total da instituição.

"Desde o início da gestão estamos nos esforçando para ampliar o número de vagas em creches na cidade de São Paulo", afirmou o prefeito. "Tínhamos 56 mil vagas e hoje temos quase 130 mil, que foram criadas através da nossa rede própria e através de convênios em parcerias com entidades de muita credibilidade, com espirito público e muito idealismo, como acontece aqui na Arca de Noé. Esta entidade, vinculada à comunidade francesa, procura contribuir com o desenvolvimento da cidade superando nossos desafios, principamente neste campo das criação em vagas em creches", completou.

O prefeito ainda mencionou a possibilidade de a Prefeitura analisar a ampliação da unidade para atender crianças dos 7 aos 15 anos, complementando assim o meio período da escola pública, ou criar novas unidades para que mais crianças possam ser atendidas pela entidade Arca de Noé.

O secretário Municipal de Educação ressaltou a importância da parceria, lembrando que a educação infantil é uma prioridade na atual gestão e um desafio para a cidade e para o País. "Encontrar uma comunidade francesa com suas empresas, com seus voluntários, com seu cônsul, é um motivo de muita alegria para nós e para o desenvolvimento das crianças, que terão um desempenho melhor no futuro'', afirmou.

A Ong Franco-Brasileira existe desde 2001 e foi fundada por voluntários franceses com o intuito de criar e administrar uma escola infantil na favela Vila Prudente, uma das mais antigas de São Paulo. Com o trabalho da presidente da Associação Arca de Noé, Laurence Vaudet, que assumiu em 2007, e com a colaboração da diredora da escola, Maria Elena Abreu Vercesi, em 2009, a instituição, com investimentos de multincionais francesas, construiu nos dois andares superiores do prédio, mais uma sala de aula, outro banheiro infantil e ampliou o solário, numa estrutura pronta para atender 115 crianças na faixa etária de 2 a 5 anos.

A Associação Arca de Noé conta também, desde 2005, com o Clube de Mães, onde é organizado e gerenciado um ateliê de artesanato. O trabalho se concentra na confecção de vários produtos fabricados sob encomenda, e são vendidos todos os anos para empresas e pessoas físicas. A atividade, além de servir de fonte de renda, representa autonomia financeira e reconhecimento social para muitas mães da favela Vila Prudente.

No final da cerimônia, o Prefeito ainda visitou a praça Manuel Francisco Espíndola, também da Vila Prudente, que foi reformada recentemente. Os serviços realizados foram a limpeza de toda a área, com remoção de entulho, a construção de calçadas em concreto, e a remodelação do paisagismo.