Prefeito visita projeto de renovação urbana em Lyon

Acompanhado do prefeito da cidade de Lyon, Gerard Collomb, o prefeito visitou áreas do projeto Confluence, em operação desde 1998 e que está transformando uma antiga área industrial da cidade entre os rios Rhône e Saône.

O prefeito de São Paulo percorreu nesta sexta-feira (11/3), em Lyon, um dos mais bem sucedidos projetos de renovação urbana do país. Acompanhado do prefeito da cidade, Gerard Collomb, o prefeito visitou áreas do projeto Confluence, em operação desde 1998 e que está transformando uma antiga área industrial da cidade entre os rios Rhône e Saône.

O Confluence foi concebido como um projeto de desenvolvimento sustentável, de renovação e extensão do centro da Região Metropolitana de Lyon, com o objetivo de recuperar áreas industriais abandonadas e as margens dos rios Rhône e Saône, que cruzam a cidade. As metas definidas pelo projeto são atrair empregos, serviços, instituições e eventos, além de servir como opção de lazer e entretenimento urbano.

"São Paulo pode aproveitar muitos pontos da experiência de Lyon para recuperar áreas degradadas com base nas questões da sustentabilidade. É um trabalho muito parecido com o que estamos fazendo na Nova Luz" afirmou o prefeito.

Além de percorrer uma parte do projeto, nas margens do Rio Rhône, o prefeito visitou a Agência de Urbanismo da cidade, onde são desenvolvidos programas habitacionais, de desenvolvimento e urbanismo, e conheceu também o conceito do projeto de iluminação pública da cidade.

O sistema de iluminação de Lyon é referência internacional por conceber, no mesmo projeto, aspectos técnicos, sociais e artísticos. A iluminação deixou de ser fator de segurança e passou a ser vista como fonte de turismo e de desenvolvimento social. A sustentabilidade também é respeitada no programa. Os equipamentos utilizados em Lyon reduziram em 40% o consumo de energia a partir de 2006 e têm vida útil até 20 vezes maior.