Prefeitura de São Paulo apresenta atrações do Natal Iluminado 2012

A Prefeitura de São Paulo abre oficialmente nesta sexta-feira (30/11) a programação do Natal Iluminado 2012. Neste ano, as 31 Subprefeituras da cidade contarão com Praças de Natal, com a instalação de palcos decorados para receber apresentações natalinas. Outras grandes atrações são o Presépio oficial da cidade, pela primeira vez na sede da Prefeitura, e uma pista de patinação no gelo com 375 m², totalmente gratuita, na região do Ibirapuera.

Os preparativos para o Natal Iluminado 2012, uma realização da Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa de turismo e eventos da SPTuris), estão a pleno vapor. A abertura oficial da programação será realizada nesta sexta-feira (30/11) com uma celebração na Catedral da Sé, com apresentações da Sinfônica Heliópolis, da Orquestra Jovem de Heliópolis e do Coral da Gente, que serão transmitidos em tempo real em projeções na fachada da Catedral e na sequência acontece o espetáculo de luzes que mapeiam arquitetura externa do prédio. A partir desta data, as diversas atrações começam a ser ativadas e a cidade fica decorada até 6 de janeiro de 2012.

 

 

A grande novidade desta edição acontecerá nos bairros. Nas 31 Subprefeituras da cidade serão montadas Praças de Natal, palcos decorados para receber apresentações natalinas e outras ações temáticas. Os Corais do Instituto Baccarelli, entidade que atende cerca de 1.200 crianças e jovens de Heliópolis em programas que visam oferecer formação musical e artística de excelência, irá se apresentar em todas as Praças de Natal. As apresentações se iniciam em 6 de dezembro.

 

A programação completa do Natal Iluminado 2012 poderá ser conferida no site www.cidadedesaopaulo.com/natal, a partir de 1° de dezembro.

 

Outras grandes atrações são o Presépio oficial da cidade, pela primeira vez na sede da Prefeitura, e uma pista de patinação no gelo com 375 m², totalmente gratuita, na região do Ibirapuera. O Presépio terá seis figuras representando personagens bíblicos e bichos, animatronics e em tamanho real, a partir de 7 de dezembro.

 

No sábado, 1º de dezembro, às 20h30, será inaugurada a projeção da Fonte Multimídia do Ibirapuera. Serão duas apresentações diárias gratuitas, às 20h30 e às 21h. A novidade fica por conta de músicas de Maria Bethânia e Dominguinhos, homenageando o Brasil. Além da projeção, mais de 200 árvores serão decoradas com um milhão de lâmpadas de LED, iluminando o entorno da fonte.

 

 

A Praça de Natal da Avenida Paulista será acesa no dia 5 de dezembro. A estrutura de mais de 1 mil m², que também será usada para o Réveillon na Paulista, fica localizada entra as ruas Padre João Manuel e Ministro Rocha Azevedo. O tema deste ano será "Banda de Noeis", com um trio de Papais Noeis gigantes com dez metros de altura cada um. Não haverá visitação interna para o público.

 

 

Pela primeira vez, a Represa da Guarapiranga terá uma Cortina d’Água de 72m² com feixes de luz a cada 30 minutos. O espetáculo de projeções tem duração de 9 minutos, divididos em 3 atos. No local, também haverá uma árvore de 15 metros. A inauguração será no dia 8 de dezembro. Já a tradicional Árvore do Ibirapuera será inaugurada em 9 de dezembro, com apresentação do Coral do Instituto Baccarelli.

 

A Prefeitura de São Paulo vai também iluminar mais de 10 mil pontos da capital paulista em 200 km de ruas. Cerca de 400 árvores de LED serão instaladas nas Praças Charles Miller, Roosevelt e Memorial 17 de julho, e ainda no Largo de Pinheiros e Avenida Paulista. Os Arcos na Avenida 23 de Maio, a Passarela Miguel Reale (Estaiadinha) e a Ponte Orestes Quércia (Estaiada) também receberão decorações especiais.

 

 

Os projetos especiais do Natal Iluminado 2012 são realizados numa parceria entre a Prefeitura de São Paulo com a iniciativa privada. Neste ano, os parceiros são: Associação Comercial de São Paulo, Banco do Brasil, Pão de Açúcar, Redecard, Sabesp e Santander. O Natal Iluminado conta também com o apoio do Departamento de Iluminação Pública, da Eletropaulo, da Companhia de Engenharia de Tráfego, da Guarda Civil Metropolitana, da Polícia Militar, das Secretarias Municipais de Cultura, Esportes, do Verde e de Coordenação das Subprefeituras.

 

Iluminação nas principais ruas, avenidas e praças

 

Avenida 23 de Maio
Praça da Sé
Praça Campo de Bagatelle
Avenida Olavo Fontoura
Avenida Brás Leme
Avenida Bernardino de Campos
Rua Maria de Paula
Avenida Pacaembu
Avenida Doutor Arnaldo
Rua Sena Madureira
Largo do Arouche
Praça Jácomo Zanela
Praça Floriano Peixoto
Largo da Vila Prudente
Avenida Washington Luís
Parque do Povo
Praça da Conquista
Praça Augusto Ruschi
Praça Luís Carlos Mesquita
Praça do Pôr do Sol
Praça Cornélia
Rua Araújo
Praça Apecatu
Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra
Largo da Matriz
Praça Amailia Solitari
Praça Santo Eduardo
Praça Antonia Espinosa Picerni
Praça Bento de Camargo Barros
Avenida Radial Leste
Praça das Guianas
Avenida Rebouças
Avenida Pompéia
Praça João Mendes
Avenida São Luís
Vale do Anhangabaú
Avenida Sumaré
Avenida D Pedro I
Avenida 9 de Julho

 

Turismetrô especial de Natal

 

Para conhecer algumas das ações do Natal Iluminado, turistas e moradores da metrópole podem participar de visitas guiadas utilizando o Turismetrô, consagrado programa de roteiros turísticos populares da SPTuris que usa o metrô como meio de transporte. O passeio será oferecido aos sábados e domingos, de 8 a 23 de dezembro, com três saídas por dia, sempre às 16h, utilizando três bilhetes de metrô (R$ 9). A venda dos ingressos acontece no balcão da atração localizado na Estação Sé de onde partem os roteiros.

 

O Turismetrô conta regularmente com outros cinco programas regulares: República, Luz, Sé, Paulista e Liberdade. Mais detalhes estão disponíveis pelo telefone (11) 2958-3714.

 

Há ainda os roteiros oferecidos pelas agências de turismo receptivo da cidade. Toda a programação estará disponível no site www.cidadedesaopaulo.com/natal.

 

Serviço

 

Abertura Oficial do Natal Iluminado
Data:
30 de novembro
Horário: às 19h30
Local: Catedral da Sé
Endereço: Praça da Sé, 383

 

Fonte Multimídia do Ibirapuera
Projeções: às 20h30 e 21h, diariamente.
Data: a partir de 1º de dezembro.
Endereço: lago do Ibirapuera

 

Praça de Natal da Av. Paulista (Iluminação da Praça de Natal)*
Data: a partir de 5 de dezembro.
Endereço: entre as ruas Padre João Manuel e Ministro Rocha Azevedo.
* Não haverá visitação este ano

 

Árvore do Ibirapuera

Evento de inauguração: 9 de dezembro
Horário: a partir das 18h. (Apresentação do Instituto Baccarelli, do Coral Cênico e da Orquestra Santander e queima de fogos).
Iluminação: diariamente, das 19h às 5h
Endereço: Praça Aldo Chioratto, s/n°

 

Inauguração do Presépio na Prefeitura
Inauguração:
7 de dezembro.
Endereço: Edifício Matarazzo - Viaduto do Chá, 15, Centro

 

Cortina d’Água da Guarapiranga e Árvore de Natal
(parceria Sabesp)
Inauguração: 8 de dezembro
Horário: a partir das 20h30, com sessões a cada 30 minutos
Endereço: Av. Atlântica, na altura do nº 2500

 

Pista de Gelo no Parque do Ibirapuera
Inauguração:
10 de dezembro
Horário: das 14h às 22h.
Endereço: Clube Escola de Modelismo - Rua Curitiba 290/292 - Paraíso
Aberta a maiores de 5 anos
Grátis


Turismetrô Especial de Natal
Data:
8, 9, 15, 16, 22 e 23 de dezembro de 2012
Horário: 16h
Ponto de partida: Estação Sé do Metrô
Ingressos: guichê do Turismetrô na Estação Sé (custo de três bilhetes de metrô).
Mais informações: www.cidadedesaopaulo.com/turismetro
OBS: Em caso de chuva, o roteiro é cancelado.