Subprefeitura Freguesia/Brasilândia intensifica o recolhimento de pneus

A Subprefeitura Freguesia/Brasilândia vem realizando desde dezembro do ano passado uma grande operação para retirar os pneus abandonados da região. Os pneus recolhidos são reciclados e utilizados como combustível alternativo para as indústrias de cimento, fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação e até pisos para quadras poliesportivas.

A Subprefeitura Freguesia/Brasilândia em parceria com a Associação Reciclanip vem realizando desde dezembro do ano passado uma grande operação para retirar os pneus abandonados da região, com a colaboração de moradores, borracharias e lojas de automóveis.

 


Por meio da parceria de convênio, a Reciclanip fica responsável por toda gestão da logística de retirada dos pneus inservíveis do Ponto de Coleta e pela destinação ambientalmente adequada deste material em empresas destinadoras licenciadas pelos órgãos ambientais competentes e homologados que transformam este material reciclado em outros produtos.


Cerca de 80% dos pneus reciclados são utilizados como combustível alternativo para as indústrias de cimento. O restante (20%) é reaproveitado na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis.


Esta parceria é essencial para o bom andamento do processo de reciclagem. Por dia chega a ser recolhido de 700 a 1.000 pneus. Somente de janeiro a maio, foram recolhidos 37.830 mil pneus, o que equivale há aproximadamente 910.450 toneladas de material. Também neste período, já saíram do depósito 63 carretas, levando aproximadamente 2 mil pneus cada.


A destinação incorreta ou mesmo a queima dos pneus causam danos ao meio-ambiente poluindo ainda mais o ar que respiramos. Os pneus descartados também acumulam água de chuva, criando um local propício para o desenvolvimento do mosquito da dengue.


Serviço

 

Recolhimento de pneus
Endereço: Avenida Santa Marina, 2107
Horário: 8h às 12h e das 13h ás 16h