Prefeitura reinaugura Praça Barão de Pinto Lima, na Zona Oeste da cidade

A revitalização da Praça Barão de Pinto, com 21.768,52m², localizada no centro do bairro City Boaçava, contemplou a instalção de nova rede de encanamento, novos bancos, aquisição de um novo painel de recados, novos brinquedos para o parque infantil e novos postes de iluminação no interior da praça.

O prefeito de São Paulo reinaugurou neste sábado (3/3) a Praça Barão de Pinto Lima, localizada no bairro City Boaçava, na Zona Oeste da cidade. O local foi revitalizado em uma parceria da Prefeitura de São Paulo e da Sociedade Amigos do Bairro City Boaçava (SAB). O evento desta manhã também marcou a conclusão do projeto Traffic Calming, iniciativa de urbanismo da SAB em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

 

 

"São intervenções importantes da Prefeitura em parceria com a comunidade. Esta praça, que é quase um parque, renovou-se, ganhou mais segurança, integrando-se mais ao bairro. A comunidade organizou-se, soube estabelecer e implantar o projeto", afirmou o prefeito.

 

Durante a cerimônia de reinauguração, o secretário municipal da Coordenação das Subprefeituras, o subprefeito de Pinheiros e o prefeito receberam homenagens dos moradores, representados por Sílvia Maria Setti Padin, Presidente da SAB.

 

 

A praça Barão de Pinto Lima está localizada em um ponto central do bairro e possui área de 21.768,52m². Na revitalização do local, a subprefeitura de Pinheiros foi responsável pela reforma de 3.800m² de passeios, em que foram utilizados piso intertravado e quadras de concreto liso. A SAB investiu R$ 321.344 em obras como a troca da rede de encanamento, a instalação de novos bancos, a aquisição de um novo painel de recados, novos brinquedos para o parque infantil e novos postes de iluminação no interior da praça.

 

Inaugurada em 1976, a área verde conta com playground, pista de caminhada, duas quadras de esporte e uma base de operações de segurança da SAB. O local abriga diversas espécies de árvores frutíferas que, durante a reforma, foram catalogadas pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.

 

 

Após reinaugurar a praça, o prefeito realizou o plantio de uma palmeira imperial em uma das rotatórias instaladas pelo Traffic Calming. O projeto é uma parceria entre os moradores e a CET e tem como objetivo a implantação de medidas moderadoras de tráfego, que controlam a velocidade veicular e reduzem o impacto do trânsito de passagem pelas ruas, favorecendo o caráter residencial do bairro e protegendo os pedestres.

 

Todas as medidas foram analisadas tecnicamente pela CET e executadas pela SAB. Os avanços de passeio e rotatórias instalados em ruas da região (veja a relação de locais abaixo) foram planejados para proporcionar mais segurança, sem prejudicar a fluidez geral.

 

 

Em São Paulo, as medidas moderadoras de tráfego estão regulamentadas pela Portaria nº 043/09 SMT.GAB, de 05/06/2009. Já foram implantadas nos bairros City Caxingui, Jardim Paulista, Jardim Morumbi e Jardim Marajoara, além do City Boaçava. A finalidade da ação é reduzir o tráfego em bairros predominantemente residenciais que tenham, em suas vias locais, um grande fluxo de veículos fugindo do sistema viário principal, com velocidades incompatíveis com a malha viária e a dinâmica local.

 

Os moradores de regiões interessadas podem propor e executar intervenções no sistema viário por meio do Programa Comunidade Protegida. Para obter autorização para a realização das obras, os interessados devem encaminhar um requerimento à CET.  Este requerimento precisa contar com a aprovação mínima de 70% dos proprietários dos imóveis da área afetada e trazer a justificativa para as alterações pretendidas.

 

crédito das fotos - Luiz Guadagnoli/Secom

 

Nos projetos, podem ser utilizados avanços de calçada, estreitamentos de via, ilhas de canalização, pavimento diferenciado de alerta, faixa elevada para travessia de pedestres, intersecções elevadas, chicanes (sequência de curvas em formato de S utilizada para diminuir a velocidade dos veículos), rotatórias, ilhas de apoio para travessia de pedestres, alterações de sentido de circulação e sinalização viária específica para as áreas de intervenção.

 

Projeto Traffic Calming - City Boaçava

 

Avanços de passeio foram feitos nos seguintes pontos:

 

- Cruzamentos da av. Fonseca Rodrigues com rua Angelim, rua Baías, rua dos Escultores, rua Ubiracica e com a rua Anatólia;

 

- Cruzamentos da av. Queirós Filho com rua Aperca, rua Bacopari, rua Anunze, ruas Bandim e Ubiracica e com a rua Laiana;

 

- Cruzamentos da av. Padre Pereira Andrade com rua Baicuri, rua dos Escultores, rua Baías e com a rua Angelim;

 

- Cruzamento da rua Anatólia com a rua Pau Brasil;

 

- Cruzamentos da rua Bagiru com rua Ubiracica, rua Bandim, rua Laiana, Baicuri, rua dos Escultores, rua Baías e com a rua Angelim;

 

- Praça Barão Pinto Lima.

 

Rotatórias foram construídas nas seguintes interseções:

 

- rua Anatólia com rua Bacopari;

 

- rua Anatólia com rua Aperca;

 

- rua Bacopari com rua Ubiracica;

 

- rua Ubiracica com rua Aperca;

 

- rua Anunze x rua Laiana;

 

- Praça Barão Pinto Lima x rua Baicuri.