Gestão da Informação

A Supervisão de Monitoramento, Avaliação e Gestão da Informação (SMAGI) é responsável por estruturar, aprimorar, implantar e oferecer suporte aos sistemas de informação socioassistencial da cidade, além de intermediar o desenvolvimento e criação de novas ferramentas.

Conheça abaixo um pouco sobre cada um dos sistemas de informação socioassistencial próprios da Cidade de São Paulo, regulamentados pela Instrução Normativa SMADS nº 4, de 31 de agosto de 2018

Dúvidas e outras solicitações referentes aos sistemas SISA, SISCR, SISRUA, SISOrg e Formulário de Monitoramento da Rede devem ser enviadas via Formulário de Atendimento de Sistemas.

Sistema de Informação do Atendimento aos usuários (SISA)

Permite o cadastro do prontuário eletrônico unificado dos usuários da rede socioassistencial parceira de proteção social de alta complexidade e de algumas tipologias de serviços de proteção social de média complexidade. Também possibilita o registro em tempo real dos acolhimentos e atividades desenvolvidas com os usuários e seus familiares/responsáveis legais. O sistema também permite realizar a gestão de vagas de acolhimento, auxiliando as atividades da Central de Vagas

  • Endereço: http://sisa.prefeitura.sp.gov.br/
  • Periodicidade do preenchimento: diário
  • Data de implementação: 2013
  • Tecnologias: .NET, MVC, Javascript, HTML, CSS, jQuery, SQL Server

Acesse aqui os materiais de capacitação do SISA

Sistema de Informação da Situação de Rua (SISRua)

Permite o registro e monitoramento do atendimento prestado pelos Serviços Especializados de Abordagem Social (SEAS) às pessoas em situação de rua na cidade de São Paulo.

Sistema dos Centros de Referência de Assistência Social (SISCR)

Permite o cadastro do prontuário eletrônico unificado dos usuários atendidos pela Rede Pública Socioassistencial Direta (CRAS, CREAS e CENTRO POP) e pelos Núcleos de Proteção Jurídico-Social e Apoio Psicológico (NPJ), possibilitando a continuidade e qualificação do serviço prestado. Também possibilita o registro em tempo real das demandas dos indivíduos e seus familiares ou responsáveis legais, bem como seus respectivos encaminhamentos.

  • Endereço: https://bdcidadao.prodam/
  • Periodicidade do preenchimento: diário
  • Data de implementação: 2016
  • Tecnologias: C#, Javascript, HTML, CSS, jQuery, SQL Server

Acesse aqui os materiais de capacitação do SISCR

Sistema de Cadastro de Organizações (SISORG)

Permite o cadastro das organizações da sociedade civil para fins de certificação e concessão de mérito social, bem como o registro dos serviços de organizações da sociedade civil parceiras.

  • Endereço: https://sisorg.prefeitura.sp.gov.br/
  • Periodicidade do preenchimento: sempre que for necessário incluir ou atualizar informação sobre a OSC ou serviços
  • Data de implementação: 2005
  • Tecnologias: ASP, SQL Server

Acesse aqui os materiais de capacitação do SISORG

Formulário de Monitoramento da Rede

Permite o registro de informações sobre o atendimento da rede de serviços socioassistenciais de proteção social básica e de média complexidade – exceto SEAS e NPJ

  • Endereço: mensalmente, cada serviço socioassistencial recebe um link para preenchimento
  • Periodicidade do preenchimento: mensal (envio no 3º dia útil do mês subsequente e com 10 dias úteis de prazo)
  • Data de implementação: 2020
  • Tecnologias: MySQL Server, PHP

Acesse aqui os links para testar e consultar os formulários de monitoramento por tipologia.


Conheça também um pouco sobre o Catálogo de Sistemas do Governo Federal

Cadastro Nacional do SUAS (CADSUAS)

CadSUAS é o sistema de cadastro do SUAS, que comporta todas as informações relativas a prefeituras, órgão gestor, fundo e conselho municipal e serviços socioassistenciais. Foi instituído pela Portaria nº 430/MDS/2008. Nele, estão todas as unidades estatais – CRAS, CREAS, Centros Pop, bem como a rede de serviços socioassistenciais parceiras da SMADS, além de informações do COMAS e do órgão gestor municipal.

Todos os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos devem estar cadastrados no sistema, assim como todos os serviços de acolhimento (RI, ILPI, Centros de Acolhida para pessoas em situação de rua, SAICAs, Casa Lar, Família Acolhedora) e ainda os serviços Centro Dia e NAISPD (Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência).

É por meio das informações contidas neste sistema que são gerados os formulários do Censo SUAS e é possível criar serviços no sistema SISC e, ainda, criar os serviços para o sistema de acompanhamento do Programa Criança Feliz – E-PCF. É também esse sistema que alimenta o campo de assinatura do formulário de registro de dados de atendimento das unidades estatais

Atores responsáveis pela inclusão e atualização das informações deste sistema: Coordenadores das unidades estatais, e gestores de parcerias ou outros técnicos designados pela SAS, com apoio de COVS.

Sistema de Registro Mensal de Atendimentos (RMA)

O RMA é um sistema onde são registradas as informações sobre o volume de atendimentos e quais as famílias atendidas nos CRAS, CREAS e Centro POP. O registro das informações referentes aos serviços realizados nessas unidades tem como objetivo uniformizar essas informações em âmbito nacional e, dessa forma, proporcionar dados qualificados que contribuam para o desenvolvimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Na medida em que tais informações são registradas mensalmente pelas unidades, é possível mapear tanto a oferta de determinados serviços, quanto o volume de atendimento. Instituído pela Resolução CIT nº 04/2011.

Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SISC)

Destinado ao acompanhamento e gestão dos Serviços de Convivência de Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Por meio dele, a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) realiza a aferição dos atendimentos realizados, para fins de cálculo do cofinanciamento federal. Possui calendário próprio, sempre informado na página inicial do sistema.

  • Endereço: https://aplicacoes.mds.gov.br/sisc/auth/index.php
  • Atores responsáveis: gestores de parceria dos SCFV ou outro profissional designado pela SAS, com apoio de SMAGI
  • Principais informações deste sistema: informação individualizada dos usuários dos serviços, com destaque para a indicação se esse usuário se encontra em umas das situações prioritárias previstas pela Resolução CNAS Nº 01/2013.