Prefeitura inaugura CTA para atender moradores em situação de rua na região da Lapa

Novo equipamento, demanda antiga na região, foi viabilizado com doações de empresas da iniciativa privada

 

Texto e foto: Secretaria Especial de Comunicação

A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta segunda-feira (30), na Rua Capitão José Inácio do Rosário, na Lapa, Zona Oeste, o oitavo Centro Temporário de Acolhimento (CTA) para moradores em situação de rua da cidade. O serviço funcionará 24h por dia e ofertará 200 vagas de acolhimento (60 mulheres e 140 homens) e 50 vagas de convivência durante o dia. Com a inauguração de hoje, a rede dos CTAs conta com 1.526 vagas de acolhimento nos CTAs e 560 de convivência, para atividades diurnas.

“Este CTA abre dia 6 e até o fim do ano teremos outras dez unidades inauguradas. Desta forma, vamos permitindo que mais pessoas sejam acolhidas, humanitariamente atendidas, treinadas e encaminhadas para o Programa Trabalho Novo”, afirmou o prefeito João Doria.

Segundo o último Censo da população em situação de rua, realizado em 2015 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), a região da Lapa era a terceira com maior índice de distribuição espacial de pessoas pernoitando nas ruas, ficando atrás apenas das Prefeituras Regionais Sé e Mooca.

O novo serviço com vagas masculinas e femininas foi viabilizado pela Secretaria Especial de Investimento Social (SEIS) por meio de parcerias com empresas da iniciativa privada, e era uma demanda da população da região há anos, pois a Lapa contava com um único serviço, o Centro de Acolhida Zancone, que disponibiliza 150 vagas para homens em situação de rua.

A Associação Comunitária São Mateus (ASCOM) irá administrar o CTA por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e priorizará as primeiras vagas aos moradores do território, principalmente os que vivem nos arredores do Ceagesp.

O Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) da região também irá intensificar suas ações informando aos moradores em situação de rua sobre a implementação do novo equipamento e encaminhando os que se interessarem para as novas vagas de acolhimento.

No novo CTA, os conviventes contarão com dez baias para o acolhimento de cães e serão atendidos por uma equipe de 33 profissionais exercendo as funções de gerente, assistente técnico, orientadores, agentes operacionais e cozinheiros. Lá, os moradores em situação de rua poderão tomar banho, lavar suas roupas, ter acesso a refeições (jantar, café da manhã e almoço), pernoitar, participar de cursos profissionalizantes e de capacitações voltadas para autonomia, e receber encaminhamentos para outras políticas públicas de acordo com a sua demanda.

O imóvel pertence à Prefeitura Regional da Lapa e passou por reformas na parte interna (construção dos ambientes) e na cobertura da área externa para receber o CTA. Os reparos, com valor estimado em R$ 600 mil, foram doados pela XP Investimentos, sem contrapartida ao município.

A implementação desse equipamento também contou com doações de outras empresas da iniciativa privada como as Casas Bahia (linha branca), Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (fogão industrial, roupeiro, armários, cadeiras e maca), a Souza Cruz (beliches, camas e colchões), INAC (computadores), Unilever e Procter & Gamble (kits de higiene), Caixa Econômica Federal (mesas e cadeiras), Fibratex (cobertores) e a PETZ (ração, comedouros e bebedouros para os animais). O prefeito João Doria ressalta a importância para a capital de parcerias com as empresas e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade.

Rede de acolhimento

Atualmente, a rede de acolhimento da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) conta com 85 centros de acolhida e oito CTAs que, juntos, disponibilizam mais de 12 mil vagas.

Desde janeiro, a rede foi ampliada com a implementação de oito CTAs. Além do inaugurado nesta segunda-feira, há outro no Brás (164 vagas de acolhimento e 100 vagas de convivência), no Aricanduva (238 vagas de acolhimento e 100 vagas de convivência), um quarto na Vila Mariana (120 vagas de acolhimento e 50 para atividades de convivência), o CTA Prates (156 vagas de acolhimento e 110 vagas para atividades de convivência), um no Butantã (188 vagas de acolhimento e 50 para convivência), um na Barra Funda (290 vagas de acolhimento e 50 para atividades diurnas), e outro em Santo Amaro com 170 vagas de acolhimento para homens e 50 vagas de convivência.

Outra novidade na rede socioassistencial nesta gestão foi a implementação de quatro unidades de Atendimento Diário Emergencial (ATENDE), que prestam atendimento a dependentes químicos e que também foram viabilizadas pela Secretaria Especial de Investimento Social com recursos da iniciativa privada.