Programa Profissão Cidadão forma mais 81 profissionais

Até o momento, 100 alunos da SMADS já foram capacitados

 

Texto: Juliana Liba

No último dia 18 de outubro, 81 alunos do programa Profissão Cidadão se formaram na área de panificação, confeitaria e pizzaiolo. Cheios de novas perspectivas, os formandos receberam os certificados em uma cerimônia realizada na sede da Associação e Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo (SINDIPAN).

A capacitação, oferecida gratuitamente nas Prefeituras Regionais do Jabaquara e de São Miguel Paulista, teve como objetivo promover a inclusão social para a inserção ou reinserção no mercado de trabalho. A qualificação foi realizada em parceria com o Centro Paula Souza (CPS) e o Programa Via Rápida Emprego, vinculado ao Governo do Estado.

O curso durou um mês e consistiu em aulas teóricas e práticas, realizadas em carretas móveis. Foram três turmas de 20 alunos nos períodos da manhã, tarde e noite. No equipamento tinha todo o material necessário para a preparação dos pães, doces, salgados e pizzas.

A professora Maria Regina Veloso, que ministrou o curso de Panificação no Jabaquara, está muito feliz com a formação de seus alunos. “Muitos entraram aqui sem ter nenhum conhecimento. Hoje eles saem carregados de novas sabedorias e isso me deixa realizada”, contou.

Da sua turma do horário da tarde, dez formandos são de serviços socioassistenciais da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Matheus*, 18 anos, é um deles. Já tentou ser cabeleireiro, mas não gostou e preferiu a panificação. Com o certificado na mão e um sorriso no rosto, ele espera evoluir. “Quero trabalhar para ajudar a minha família e esse curso pode abrir novas oportunidades”, explicou.

Para ajudar a realizar esses sonhos e objetivos, o Grupo Pão de Açúcar e a Prefeitura de São Paulo divulgaram parceria por meio do Programa Profissão Cidadão, oferecendo 45 vagas para a ajudantes de cozinha e padaria. Além destas, foram oferecidas duas vagas para ajudante de cozinha no Bistrô Volontiers, do Chef Antonio Nilder e inclusão do nome dos formandos na bolsa de empregos do SINDIPAN.

Além das famílias dos formandos, estiveram presentes na cerimônia o vice-presidente do Sindicato da Indústria dos Panificadores e Confeiteiros de São Paulo, Carlos Elias Perregil, o professor Wagner Pereira Tito, representante do Centro Paula Souza, o Prefeito Regional de São Miguel Paulista, Edson Marques Pereira, a Prefeita Regional do Jabaquara, Maria de Fátima Fernandes, a coordenadora de Proteção Social Básica, Maria Aparecida Acunzo Forli, representando a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, o secretário especial de Relações Governamentais (SERG), Milton Flavio Lautenschlager, e a secretária municipal adjunta de Trabalho e Empreendedorismo, Juliana Ribeiro.

Profissão Cidadão

O Profissão Cidadão é um programa da Prefeitura de São Paulo, coordenado pela Secretaria Especial de Relações Governamentais (SERG), que visa promover a inclusão socioeconômica por meio de capacitação técnica e profissional. O projeto tem a parceria de entidades como o governo estadual, o Sebrae, o Centro Estadual de Educação e Tecnologia Paula Souza e instituições do terceiro setor.

Até o momento, o programa já capacitou 500 alunos, sendo que desse número, cerca de 100 são da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Os próximos cursos agendados são de Soldagem, Confecção Industrial, Produção Alimentícia, Jardinagem, Cuidador de Idosos e Eletricista. As datas ainda estão sendo confirmadas pelo Centro Paula Souza e os locais ainda em negociação com as Prefeituras Regionais.


*O nome não pode ser divulgado, pois participa de Medidas Socioeducativas.