10ª Mostra Cultural da SAS Perus promove integração dos 22 serviços socioassistenciais da região

 

Foto: Divulgação
Texto: Juliana Liba


"Nenhum direito a menos". Esse foi o tema da 10ª Mostra Cultural dos serviços socioassistenciais de Perus e Anhanguera. Com criatividade e muita dedicação, trabalhos diversos foram apresentados no evento que aconteceu no último dia 20 nas proximidades da Supervisão de Assistência Social (SAS) Perus.

Os temas apresentados foram trabalhados ao longo do ano por meio de rodas de conversas promovidas pela equipe técnica e com a presença de palestrantes da própria rede discutindo os eixos: criança, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. Cada eixo teve subtemas que nortearam as discussões.

A atividade, realizada anualmente, contou com a participação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Perus/Anhanguera, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Perus, os 22 serviços da rede de Proteção Básica e Especial, os usuários e suas famílias, bem como a comunidade da região.

Maquetes, cartazes, desenhos e outros trabalhos manuais estiveram expostos nos stands montados na Mostra Cultural. Além disso, quem esteve presente pôde acompanhar apresentações musicais, de dança e teatro realizados pelos usuários dos serviços.

O objetivo, segundo a gerente da SAS Perus, Nelly Youssif Miotto, é promover uma integração que aprofunda os temas para avançar dentro da comunidade. “Vejo muito resultado nesse projeto, porque unimos os usuários para levarem informação para a comunidade”, explica. Além disso, a atividade promove troca de experiências e conhecimento.

A gerente do Núcleo de Convivência de Idosos (NCI) Perus, Simone Cirico, esteve presente no evento e explicou o seu trabalho. “Nossa barraca esteve responsável pelo tema Deficientes e a questão religiosa. Abordamos o assunto durante seis meses por meio de filmes, debates e pesquisas”, disse.

Ela contou que na Mostra Cultural os idosos apresentaram uma música em libras como resultado do projeto desenvolvido ao longo do ano. “Eles participam de todas e ficam super ansiosos para mostrar o que aprenderam”, acrescentou.