Prefeitura recebe doação de 20 toneladas de macarrão para centros de acolhida e CTAs

Alimento será destinado à população em situação de rua e garantirá cerca de 80 mil refeições

 

Foto e texto: Secretaria Especial de Comunicação

A Prefeitura de São Paulo recebe nesta quarta-feira (25) a doação de 20 toneladas de macarrão da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI). O alimento será destinado aos seis Centros Temporários de Acolhimento (CTAs) e aos 85 centros de acolhida da cidade, garantindo cerca de 80 mil refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A doação foi viabilizada pela Secretaria Especial de Investimento Social e corresponde a cerca de R$ 100 mil.

A iniciativa faz parte da celebração do Dia Mundial do Macarrão, em que as entidades e empresas envolvidas com o produto em vários países promovem suas marcas, receitas e diferentes atividades junto a formadores de opinião e consumidores, inspirando o consumo consciente e saudável do alimento.

A data também visa promover o compromisso social da categoria ao redor do mundo, buscando a atenção dos fabricantes de massas para envolvimento com as comunidades nos mercados em que operam.

A meta global deste ano é a doação de três milhões de pratos de massas em todo o mundo, cerca de 300 toneladas de macarrão. A cota brasileira equivale a 20 toneladas e será totalmente direcionada para a Prefeitura de São Paulo.

CTAs

Atualmente, a rede socioassistencial da Prefeitura conta com mais de 12 mil vagas de acolhimento. Seis novos CTAs foram criados nesta gestão para acolhimento de mais de 1.100 pessoas em situação de rua:

- Brás (164 vagas de acolhimento e 100 vagas de convivência)

- Aricanduva (238 vagas de acolhimento e 100 vagas de convivência)

- Vila Mariana (120 vagas de acolhimento e 50 para atividades de convivência)

- Prates (156 vagas de acolhimento e 110 vagas para atividades de convivência)

- Butantã (188 vagas de acolhimento e 50 para convivência)

- Barra Funda (290 vagas de acolhimento e 50 para atividades diurnas)

Os CTAs ofertam acolhimento, alimentação (café, almoço e jantar), banho, atendimento social e fazem o encaminhamento dos conviventes para outras políticas públicas, de acordo com a sua demanda.

Alimento Solidário

A Prefeitura também recebe doações por meio do programa Alimento Solidário, lançado em abril deste ano em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA), Mesa Brasil SESC São Paulo e ONG Banco de Alimento.

De abril a setembro, foram arrecadadas 386 toneladas de alimentos e distribuídas 335 toneladas. Já são mais de 180 mil pessoas atendidas pelo programa. Apenas 69 instituições da Prefeitura receberam 77 toneladas de alimentos, beneficiando mais de 14.400 pessoas.

As empresas participantes são: 3 Corações, Bimbo, Bonduelle, Brasil Kirin (Heineken), Danone, Kellogg, Mars, Mondelez, Nestlé, Pepsico, Sakura, Unilever, Vigor e Wow Nutrition. Elas fazem doações ao Mesa Brasil Sesc São Paulo e ONG Banco de Alimentos, que entregam nas instituições indicadas pela Prefeitura. O excedente é direcionado para as demais instituições cadastradas nos programas, de acordo com seus próprios critérios de atendimento e logística.

Entre os alimentos doados estão: água, água de coco, suco, café, leite em pó, achocolatado, arroz, farinha, cereal, cereal em barra, bolo, molhos, temperos, queijo, manteiga, iogurte, milho em lata e biscoitos doces e salgados.