Casa de Isabel ilumina o futuro de mulheres por meio de oficinas

 


Foto e texto: Bianca Barbosa

Luz, iniciativa e ação! Foi realizado na última quarta-feira (27), no CDCM Projeto Naná Serafim – O.S. Casa de Isabel, a sexta oficina de autonomia financeira do mês de setembro. Com o tema voltado à criação de luminárias, as mulheres que frequentam o projeto aprenderam a fazer o objeto usando apenas corda sisal, cola e uma bola de plástico.

Todas as participantes da oficina se interessaram muito pelo tema e fizeram o passo a passo de preparação da luminária com muita atenção, delicadeza e cuidado. O trabalho manual contribui positivamente na autonomia financeira para as frequentadoras do CDCM, já que aprendem a técnica e conseguem aplicar no dia a dia, tanto para enfeitar a casa quanto para vender e conseguir renda extra.

Além das oficinas e inúmeras atividades, o projeto oferece apoio psicológico, orientação jurídica e atendimento social para as mulheres. Marine Lopes, gerente da casa, conta que alguns dos objetivos do serviço são o empoderamento das frequentadoras e o acompanhamento do progresso delas. “Nós fortalecemos as mulheres inseridas no serviço. Elas são empoderadas e adquirem conhecimento dos seus direitos. Nosso trabalho visa o rompimento com o ciclo da violência, pois toda mulher têm direito a uma vida sem violência”, acrescentou.

O objetivo da oficina é mostrar que a pessoa é capaz de produzir algo bonito e útil. Após as atividades, as mulheres sentem a autoestima elevada. Uma das frequentadoras olhava com carinho e admiração para a luminária que acabara de produzir. “Estou pensando em usar como abajur e colocar na sala da minha casa. Tá linda!”

A oficineira Gabriela Prado explica que as atividades são voltadas para a independência financeira. “Todas as oficinas que eu ensino têm o intuito de despertar o olhar das mulheres para a produção de renda. São oficinas que têm baixo custo material e geram bom lucro. Por exemplo, com vinte reais é possível fazer cinco luminárias e vender cada uma por trinta reais.”

Além das oficinas de luminária, as frequentadoras da casa já produziram velas aromáticas, tricô, bijuterias e até oficinas de culinária e jardinagem. Todas as atividades têm conteúdo informativo, abordando temas importantes para a vida das mulheres, como saúde, novas leis, questão de gênero e empoderamento feminino.