Grupo Katinguelê visita Centro de Acolhida Santana



Texto: Rose Balduíno
Fotos: Rose Balduíno e Nelson Neto

Com descontração e alegria, integrantes do Grupo Katinguelê participaram na noite da última segunda-feira (28) da Festa da Amizade, no Centro de Acolhida Santana, na zona norte da cidade.

O Centro de Acolhida Santana é um serviço da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que atende a homens acima de 18 anos. Oferece 100 vagas fixas e ainda fornece quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar).

Juninho, vocalista e compositor do grupo, contou aos conviventes sua trajetória de sucesso, as dificuldades que enfrentou nos 15 anos em que viveu no mundo das drogas e sua superação. Atualmente voltou a brilhar nos palcos brasileiros com seus colegas de profissão. “Não é a luz que brilha o metal das moedas, nem aquela que brilha nos discos de ouro que ganhamos ao longo da carreira. O que tem que brilhar é a luz de Jesus Cristo”, disse o cantor aos presentes.

Para Diego Silva, gerente do equipamento, a participação dos músicos é mais do que uma forma positiva para motivar os conviventes ao caminho do bem. “Muitos aqui têm uma história parecida com essas dos cantores e isso pode ajudá-los a enxergar que eles também podem obter sucesso em suas vidas”.

Entre trechos de sucessos consagrados como “Lua Vai” e “Inaraí”, os artistas levaram aos acolhidos palavras de fé, esperança e exemplos de vida. Em um dos momentos mais emocionantes, um coro improvisado formado por conviventes e funcionários, cantou o sucesso gospel “Faz um milagre em mim” ao ritmo de samba, batendo palmas e dançando, com muita alegria e harmonia.

Manoel Abilio, 55 anos, frequenta há oito meses o centro de acolhida e achou a visita maravilhosa. “O que o Juninho passou, também passei. A história dele me fez refletir e seguir o meu caminho para recuperar o que perdi”, revelou.

Atualmente o Katinguelê vive um grande momento na música, fazendo shows e preparando novo DVD. “Levamos não só a centros de acolhida, mas a penitenciárias, casas de recuperação e também nos palcos aquilo que entendemos que o ser humano precisa de fato, uma palavra positiva e de fé”, disse Juninho.

Ao final, o público aplaudiu em pé e todos tiraram selfies com os músicos e posaram para a foto principal para eternizar o encontro.