Prefeitura inaugura unidade de acolhimento do Programa Emergencial de Inverno (PEI)

Serviço no Canindé será administrado pela Igreja Adventista e poderá receber 460 moradores em situação de rua em regime de pernoite

Foto: Leon Rodrigues/SECOM
Por: Secretaria Especial de Comunicação

A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta quarta-feira (19), na Rua Comendador Nestor Pereira, 75, no Canindé, a primeira unidade de acolhimento do Programa Emergencial de Inverno (PEI). A iniciativa, que ocorre no momento que a capital paulista é atingida por baixas temperaturas, foi possível graças à atuação da Secretaria Especial de Investimento Social, que articulou parcerias e viabilizou a implantação do serviço.

“Tomamos a decisão de implementar esse serviço anteontem e em 48 horas viabilizamos esse espaço, ampliando o programa de apoio às pessoas em situação de rua no inverno que já estava previsto”, disse o prefeito João Doria.

A rede de assistência social da Prefeitura ainda dispõe de 10 mil vagas fixas, outras 2,7 mil vagas criadas exclusivamente para a Operação Baixas Temperaturas, que totalizam 12,7 mil vagas. Paralelamente, a Prefeitura realizará ações emergenciais para distribuição de cobertores, roupas e alimentação. Apenas no primeiro dia, foram entregues mais de mil cobertores durante a madrugada desta quarta-feira.

A prioridade é atender essa população por meio do Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas e zelar pela segurança e bem-estar destas pessoas, além de promover o acolhimento durante os meses mais frios do ano nos equipamentos da rede.

PEI Canindé

O espaço poderá receber até 460 moradores em situação de rua, sendo 400 homens e 60 mulheres, divididos em seus espaços por sexo, e será administrado pela Igreja Adventista, que já faz um trabalho de voluntariado com a população em situação de rua e se dispôs a ajudar a Prefeitura.

A unidade foi equipada com beliches, colchões, travesseiros e cobertores novos e irá funcionar diariamente das 19h às 8h. No local, os conviventes também terão acesso a banheiros equipados com chuveiros com água quente, vasos sanitários adequados e local para refeições (jantar e café da manhã), seguindo o modelo das unidades de Atendimento Diário Emergencial (ATENDE) implantadas recentemente na região da Luz.

Segundo o secretário especial de Investimento Social, Cláudio Carvalho, a ideia é que o espaço passe por reformas após o inverno e possa receber mais uma unidade do Centro Temporário de Acolhimento (CTA) futuramente. “O serviço deverá funcionar inicialmente por 40 dias, com esse prazo podendo ser prorrogado nas próximas semanas de acordo com a temperatura”, disse.

Os moradores em situação de rua serão encaminhados pelos Serviços Especializados de Abordagem Social (SEAS), da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), que atuam diariamente, das 8h às 22h, realizando abordagens e encaminhamentos das pessoas que aceitam para os serviços da rede de proteção social. Os moradores em situação de rua também podem procurar o serviço espontaneamente. A população também pode ajudar solicitando uma abordagem social pela Central 156.

A implantação desse equipamento emergencial conta com o apoio de empresas da iniciativa privada como a Itaúsa e o Magazine Luiza, que doaram cobertores, a Souza Cruz, com a doação de beliches, a Unilever, com a doação de kits de higiene pessoal, a Puket, que doou meias, a RC Nutry, que doou as refeições, e a Eurobras, que disponibilizou contêineres que serão utilizados na triagem (chegada dos conviventes) e também receberão alguns banheiros. O prefeito João Doria ressalta a importância para a capital de parcerias com as empresas e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade.