Autonomia em Foco: um livro de histórias de sucesso



Foto: Wagner Origines/SMADS
Por Marcos Gabriel


O Programa Autonomia em Foco é o lugar perfeito para contar histórias de sucesso. O serviço incentiva cada beneficiário a conquistar seus sonhos e enfrentar suas lutas diárias, tudo com muita autonomia e responsabilidade. O serviço é mantido por meio de convênio entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e organizações sociais.

‘’O objetivo do projeto é acolher grupos familiares em situação precárias. Com isso, fazemos todo o processo de encaminhamento do que cada uma delas precisa’’, afirma Roberto Gimenez, gerente de serviço do Autonomia em Foco Estudantes. O programa atua em parceria com o programa Trabalho Novo, já que a maior dificuldade dos beneficiários é arrumar um emprego.

O Trabalho Novo é um programa pioneiro da SMADS e do prefeito João Doria, que tem o objetivo de proporcionar vagas de empregos para 20 mil pessoas em situação de rua até o final de 2017.

Gimenez garante que os beneficiários ‘’caminham com as próprias pernas’’ com muito conforto e privacidade. ‘’O diferencial do nosso programa é justamente ter privacidade. Cada morador tem seu quarto e banheiro. Preparam suas comidas e realizam suas atividades no momento que desejam. Não tem pressa, aqui cada um faz no seu momento. É uma espécie de república’’, finaliza o gerente de serviço.

As paredes repletas de grafites, a brinquedoteca, a sala de informática e de TV, mostram o alto astral do ambiente. ‘’Quando eu entrei aqui eu dava muito trabalho. Era brava, só queria agredir, chorar, gritar. Não tinha paciência. Morei na rua por sete anos e odiava albergue, então não queria ficar aqui de jeito nenhum’’, destaca Valeria da Silva, 29 anos.

Valeria entrou no curso de costura que o próprio Autonomia em Foco proporciona. Com isso, ela se viu escrevendo um futuro brilhante. Depois de um tempo aprendendo a bordar, costurar e confeccionar, Valeria começou a vender suas produções. ‘’Aprendi muito, muito mesmo. Depois que tomei gosto pela coisa, não parei de vender e vi que dava pra cuidar da minha filha com esse dinheiro. Eu sabia que tinha um futuro me esperando’’, afirmou.

Depois de um ano e dois meses vivendo no Autonomia em Foco Estudantes, ela se tornou a própria professora de costura. ‘’Hoje atuo como professora. Já faz um ano que trabalho dando aulas para o pessoal. Ensino a cortar e fazer coisas muito legais. Mas, você tem que estar disposto e ter imaginação. Isso aqui, sinceramente, mudou a minha vida’’, conta com um sorriso no rosto.

Mauro Souza, 50 anos, também conta sua história totalmente cheia de acontecimentos. ‘’Quando me mudei pra São Paulo, fui para o [centro de acolhida] Arsenal da Esperança, onde fiquei dois anos e dois meses. Lá dentro, fiz curso de panificação e confeitaria, sendo que depois arrumei um emprego em um restaurante.’’

Depois de um tempo passando por alguns pequenos serviços, Mauro se tornou funcionário do Centro de Acolhida Lygia Jardim, e por fim foi encaminhado para o Autonomia em Foco Estudantes.

‘’O que me fascina aqui é limpeza, organização, as cores, além da maneira que o pessoal lida com a gente. Aqui a gente adquire muita cultura, informação, força e autoestima. Vivendo aqui, resgatei aquela força de viver por causa do suporte que recebo diariamente’’, afirma Mauro.