Secretária Sonia Francine se reúne com organizações conveniadas



Foto: Wagner Origines/SMADS
Por Bruna Carvalho

A secretária Sonia Francine e organizações conveniadas discutiram nesta sexta-feira (17) medidas para melhorar o atendimento de Assistência Social na cidade. Os Espaços Vida, que melhorarão a estrutura de alguns dos atuais centros de acolhida, e o Trabalho Novo, que gerará emprego e qualificação profissional para a população em situação de rua e de vulnerabilidade, ganharam destaque na fala da secretária.

A ideia para melhorar esses atendimentos vem de um trabalho pequeno e pontual. Segundo Sonia Francine, um ambiente menor proporciona maior intimidade e oportunidade de desenvolvimento da autonomia dessas pessoas. “É importante pensar na singularidade, criar programas que atendam em menor escala, mas ofereçam serviços com mais qualidade”, afirma.

Foram abordados também temas como o apoio para mulheres e famílias em situação de violência e vulnerabilidade social. A flexibilidade do limite de idade permitida para a participação de programas sociais como o Centro de Juventude (CJ) e o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) foi uma reivindicação importante feita pelos representantes das organizações conveniadas presentes.

A Secretária destacou a necessidade em pensar as soluções de acordo com as demandas que chegam pontualmente de cada região. As reuniões periódicas com as supervisões e os condutores de projetos sociais têm a finalidade de captar sugestões de quem conhece o cotidiano dos beneficiários. “É uma base que tem de ser olhada com amor”, finaliza.