Secretarias alinham parceria para alavancar o cadastramento no CADÚnico

Texto: Fernando Bassoli Bonadirman

Visando alavancar o número de famílias cadastradas nos programas sociais como o Bolsa Família, as secretarias de Assistência Social, Saúde e da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida se reuniram na última quarta-feira (09/01), para acertar detalhes da ação intersetorial entre as pastas.

Atualmente o município conta com 228 mil famílias beneficiárias do programa Bolsa Família e a ideia é alcançar a meta estabelecida pelo governo federal que é de 500 mil famílias o mais rápido possível.

Para tanto, além dos 46 postos de cadastramento fixos que estão instalados nos 46 Centros de Referência de Assistência Social e as quatro unidades móveis, as secretarias pretendem utilizar os agentes do Programa Saúde da Família para auxiliar no cadastramento das famílias com o perfil para os programas.

Os agentes de Saúde passarão por uma capacitação de cinco dias, com turmas de no máximo 30 alunos, aplicada pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e, desta forma, estarão aptos para cadastrar as famílias.

O projeto piloto está previsto para ter início a partir da segunda quinzena deste mês e segundo a secretária municipal de Assistência Social deve impulsionar o cadastramento. “A ideia é que os agentes de saúde possam desenvolver o trabalho casa a casa, como já fazem, agilizando e facilitando o atendimento dos munícipes " , afirmou.