Secretaria entrega mais três equipamentos de Assistência Social para população da Zona Leste

Na quinta-feira (1) o prefeito de São Paulo esteve na Zona Leste da cidade para inaugurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cidade Líder, o CRAS Itaquera e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Itaquera. Segundo ele, os três equipamentos se somam a outros da Rede Municipal que oferecem atendimento àquelas pessoas que mais precisam do apoio do Poder Público.

“Estes equipamentos são um reforço para a rede de Assistência Social do município que já possui 46 CRAS e 18 CREAS. A nossa meta é expandir o número destes equipamentos ao longo do ano. A idéia é que a cidade possa ter pelo menos um CRAS por distrito já que este tipo de atendimento precisa estar disponível para atender a comunidade que é muito humilde e passa por dificuldades. Estamos cumprindo a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS)”, explicou o prefeito.

O CRAS é um equipamento municipal que oferece serviços como a inclusão da população carente em programas de transferência de renda (Bolsa Família, Renda Mínima, Renda Cidadã, Ação Jovem), emissão de Carteira do Idoso para o transporte interestadual, encaminhamento de pessoas com deficiência e com mais de 65 anos para o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e inclusão no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Os usuários são atendidos por uma equipe multiprofissional.

A unidade Cidade Líder está situada em um prédio de 482 m² e possui salas para atendimento individual e para atividades em grupo, fraldário, banheiros adaptados para deficientes, bem como espaço lúdico para entreter as crianças que acompanham os pais. A unidade está localizada na Avenida Maria Luiza Americano, nº 2.681, e funciona de segunda a sexta-feira das 8 ás 18 horas.

A Zona Leste conta ainda com os CRAS Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Iguatemi, Itaim Paulista, Lajeado, São Mateus, São Miguel Paulista e Itaquera, este último também inaugurado hoje pelo prefeito. O CRAS Itaquera fica no Largo da Matriz, nº 7, e tem capacidade para atender até cinco mil pessoas por mês. O horário de atendimento é das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

Na ocasião, o prefeito e a vice-prefeita e secretária de Assistência Social, também inauguraram o CREAS Itaquera. O equipamento, em conjunto com o Núcleo de Proteção Jurídica (NPJ), é responsável por oferecer apoio e acompanhamento especializado às pessoas em situação de alta vulnerabilidade social e violação de direitos como violência doméstica, exploração sexual, trabalho infantil, maus tratos, abandono e negligência. Este CREAS funciona na Avenida Maria Luiza Americano, 1877

“Os CRAS e os CREAS obedecem a uma lógica moderna de administração que é aproximar os serviços do cidadão que dele necessita. Por isso, colocamos nossos equipamentos em locais de fácil acesso a população e vamos perseguir a meta de um CRAS por distrito. Esse é o compromisso dessa gestão”, disse a vice-prefeita.