Tenda para moradores de rua tem programação especial em dezembro

O espaço atende moradores em situação de rua durante o dia

Texto: Juliana da Silva Facio

Para proporcionar um fim de ano especial aos usuários e funcionários, o Espaço de Convivência Jardim da Vida II, equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, programou uma série de atividades para o mês de dezembro. As atrações começam amanhã, dia 8, a partir das 14h, com o Show de Talentos da Tenda, onde os conviventes poderão mostrar suas aptidões artísticas por meio de apresentações de dança, teatro e música. No fim, haverá premiação especial para as três melhores performances.

A programação segue no dia 13, com o Festival de Jogos. A participação é livre e os moradores em situação de rua que frequentam o espaço poderão disputar partidas de bilhar, dominó, xadrez, dama e baralho. O festival terá início às 14h.

Para o dia 21 está programado o Festival de Resgate à Infância. A atividade pretende resgatar a criança que existe dentro de cada usuário por meio de jogos infantis, como bolinhas de gude e peão. A brincadeira começa às 10h e vai até as 16h.

A manhã do dia 22 será dedicada aos tratamentos de beleza: cabeleireiros e manicures vão cortar cabelos e cuidar das mãos dos usuários inscritos.

As atividades se encerram no dia 28, com a realização de três eventos. No período da manhã, entre 10h e 12h, haverá o Festival de Futebol, com a participação especial dos usuários do Centro de Acolhida Pedroso e da Casa Restaura-me. Das 14h às 16h, os conviventes poderão dançar ao som dos grandes sucessos dos anos 70 e 80. Encerrando a programação, o público será contemplado com uma sessão de cinema, em mais uma edição do Cine Tenda, às 19h30.

O ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA

Instalado no Parque Dom Pedro II, região central da Cidade, o Espaço de Convivência Jardim da Vida II foi criado para atender os moradores em situação de rua durante o dia, funcionando como porta de entrada para os serviços socioassistenciais desta pasta. No local, os usuários são atendidos por assistentes sociais e técnicos da saúde e recebem orientação e encaminhamento para os serviços da Prefeitura. Além disso, são disponibilizados banheiros com chuveiros (para aqueles que aceitam tomar
banho), kits de higiene, oficinas de capacitação e, ainda, atividades culturais e de lazer, com o objetivo de estimular a reintegração social. Além do Jardim da Vida I e II, existem outros quatro espaços na Cidade: Mooca, Santa Cecília, Bela Vista e Barra Funda.