Secretaria entrega novo Centro Temporário de Acolhimento, no bairro do Canindé

Local terá 51 quartos destinados para famílias em situação de vulnerabilidade

 

Texto e fotos: Glauber Luciano

Nesta sexta-feira, 10 de agosto, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) entregou mais um Centro Temporário de Acolhimento (CTA), no Bairro do Canindé, região Central da Cidade. Este novo espaço contará com 51 quartos, sala de informática com 12 computadores, brinquedoteca, canil, estacionamento para carroças, além de uma ampla área de convivência. No local, quatro assistentes sociais e 10 agentes operacionais irão atender os futuros moradores.

Possui um conceito totalmente novo no acolhimento de pessoas em situação de rua, porque as famílias morarão praticamente em uma “vila”, tendo seus próprios quartos individuais, além de toda uma infraestrutura de atendimento e apoio socioassistencial no próprio espaço que as pessoas estão morando, inédito em todo mundo. Esse modelo vai muito além da metodologia de “housing first”, adotado em vários países do mundo, que consiste em dar moradias estáveis o mais rápido possível para indivíduos e famílias e, que outras questões que podem afetar o domicílio, serão resolvidas após a obtenção da habitação.

O CTA Canindé é o décimo oitavo inaugurado pela SMADS desde maio de 2017 e foi destinado para as famílias que estavam acampadas no Largo do Payssandu, no Centro. É uma conquista enorme da Prefeitura, que tinha a meta de inaugurar 12 CTA, e hoje possui uma das maiores redes de serviços socioassistenciais da América Latina que, além desses 18 novos Centros, também conta com 104 Centros de Acolhida, seis Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e cinco unidades de Atendimento Diário Emergencial (ATENDE) que, juntos, disponibilizam mais de 17,7 mil vagas de acolhimento.

Destinados para pessoas que precisam de rápido acolhimento, os CTA servem de apoio aos demais centros de acolhida do município de São Paulo e estão divididos pelos principais bairros que mais demandam o serviço. Têm a finalidade de assegurar o atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos que oportunizem a construção de novos projetos de vida para que essas pessoas consigam trabalho e possam se desenvolver rumo à autonomia e geração de renda, onde os conviventes participam de capacitações para o programa Trabalho Novo que prevê a inserção de pessoas em situação de rua no mercado de trabalho. Esse Programa já realizou 2.138 contratações.

Chegando no Centro Temporário, a pessoa tem direito a pernoite, alimentação completa, kit banho/higiene pessoal, bem como lavanderia, bagageiro, quartos/alojamento, sala de informática, espaço de estar/convívio, canil, espaço para carroças, oficinas técnicas, trabalho social e socioeducativo. Dos 18 CTA criados, dez deles contam com canis, com 110 baias disponíveis nas unidades Brás, Aricanduva, Prates I, Butantã, Família, Brigadeiro Galvão, Santo Amaro, Lapa, Santana e, agora, Canindé.

Outro benefício que as pessoas recebem são conferência de documentos pessoais, orientação em problemas judiciais, capacitação profissional, acesso à saúde, rede de estímulo à geração de renda, e atividades de lazer e cultura, visando à reinserção social da população em situação de rua.