Centros de Acolhida entram em ritmo junino

Fotos: Divulgação
Texto: Juliano Damasco

Visando entrar no clima das comemorações do mês de junho, os CTAs São Mateus e Raio de Luz já vem se preparando tanto para festa de São João quanto para a Copa do Mundo a fim de promover momentos de descontração e partilha entre os conviventes.

Em São Mateus, por exemplo, a decoração contou com a ajuda de conviventes venezuelanos atendidos pela rede de acolhimento. “Eles ajudaram desde a confecção das bandeiras até a aplicação das mesmas” contou Aline Rodrigues, assistente técnica do CTA São Mateus. “O intuito da participação dos venezuelanos na atividade é extremamente importante pois é um momento de descontração, desabafo, partilha, aproximação e acreditamos que este é um momento fundamental para a criação do vinculo” completou.

A unidade conta com bandeirinhas na entrada, refeitório, área externa da lavanderia, além das portas estarem com decorações de fogueira. A celebração ocorrerá no dia 23/06 , envolvendo brincadeiras, prendas, música e, claro muita união e bom humor.

Já no CTA Raio de Luz, localizado no bairro da Mooca, a unidade está repleta de decorações nas cores da bandeira do Brasil aproveitando o momento de Copa do Mundo. Os espaços decorados são aqueles de uso coletivo, incluindo sala de TV, biblioteca e sala destinada a jogos. A decoração tem também bandeirinhas, balões e pinturas de bandeiras brasileiras. “Os conviventes gostaram de participar da decoração do ambiente, o que os remeteu a muitas lembranças da infância e da cidade de origem. Dizem que nessa época relembram muito dos seus familiares, amigos de infância e dos momentos em que as condições de vida eram melhores para eles. Assim, este é o momento de resgate de muitas histórias e sentimentos que, a meu ver, remetem o possível retorno ao convívio familiar, ou possível aproximação com a família”, contou Rita Borges, gerente do CTA Raio de Luz.

A celebração acontecerá dia 11/07 tendo como atração: músicas, comidas e brincadeiras típicas da festa de São João, além de contar com a participação de todos os empregados e conviventes que estão empenhados e ajudaram na organização.

Vale ressaltar que outros Centros de Acolhida também farão celebrações em comemoração aos eventos juninos e julinos, como as unidades de: Santana, Brás, Aricanduva, Vila Mariana, Parque Novo Mundo, Guaianazes, Família, Butantã, Santo Amaro, Liberdade, Lapa, Prates l e lll e Mooca.