Primeiro casamento é realizado na Instituição de Longa Permanência para Idosos de Pinheiros

Casal se conheceu em 2005 e resolveu formalizar a união após o convívio na ILPI

Texto: Lara Machado
Foto: Laura Leal

O Dia dos Namorados de 2018 foi único e marcante para o casal de idosos Adélia e José Guilherme, 74 e 79 anos respectivamente, conviventes da Instituição de Longa Permanência – ILPI de Pinheiros. O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Filipe Sabará, além de assistentes sociais, gerente, terapeuta ocupacional, orientadores socioeducativos, psicólogo, enfermeiro, idosos e outros convidados participaram da cerimônia de casamento que ocorreu após 13 anos juntos.

Morando na ILPI desde dezembro de 2016, o casal revelou a vontade do matrimônio durante uma roda de conversa do “Projeto Meu Sonho”. Naquele momento Dona Adélia comentou a sua vontade de casar de véu e grinalda. Sendo assim, os orientadores se prontificaram a realizar o sonho do casal, já que o Sr. José possuía a mesma vontade.

O enlace ficou ainda mais bonito e emocionante pois a celebração foi conduzida pelo padre de 90 anos, Vitor Bertoli, da Paróquia Bom Jesus dos Passos. “Tenho 90 anos e mais de 60 de Igreja e não me lembro de um casamento tão bonito quanto este”, contou.

O noivo disse que estava com o coração apertado de tanta emoção. "Não sei nem o que vou dizer perante o padre. Aguenta coração! Estou muito grato à toda equipe da Instituição".

O secretário disse que se sentiu honrado de presenciar o momento. “É muito bonito ver um casal como Adélia e José se apaixonando e se casando aqui no ILPI. Isso demonstra que o amor não tem idade e nem limite. O amor é o que nos traz a verdadeira riqueza da vida. É uma honra e uma emoção muito grande estar aqui hoje”.

“É o primeiro casamento na história da ILPI, estamos bastante felizes em poder proporcionar isso para eles”, afirmou Silmara Souza, gerente do serviço.

O encerramento se deu com a valsa dos noivos e um vídeo de retrospectiva feito pelos funcionários da Instituição.

Instituição de Longa Permanência para Idosos

A ILPI de Pinheiros foi inaugurada em setembro de 2016, acolhe e garante proteção 24 horas por dia ao idoso em situação de vulnerabilidade social com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, com diferentes necessidades e graus de dependência, que não dispõem de condições para permanecer na família, que estão com vínculos familiares fragilizados ou rompidos, em situações de negligência familiar ou institucional, sofrendo abusos, maus tratos e outras formas de violência, ou com a perda de autocuidado.

O serviço é mantido por meio de parceria com a União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social (UNIBES) e pode acolher até 30 idosos, buscando restaurar e preservar a autonomia da pessoa idosa restabelecendo vínculos familiares e sociais, promovendo a convivência comunitária entre os residentes de diversos graus de dependência e incentivando a realização de atividades da vida diária.

No local, os conviventes são atendidos em período integral e diariamente são oferecidas seis refeições (café da manhã, lanche da manhã, almoço, café da tarde, jantar e lanche da noite).

Instalada na Rua Potiguar Medeiros, 67, a instituição funciona em uma unidade inserida na comunidade, com características residenciais e estrutura física adequada, visando o desenvolvimento de relações mais próximas do ambiente familiar e a interação social com pessoas da comunidade.

A cidade de São Paulo conta com 14 Instituições de Longa Permanência para Idosos.