Conviventes da Casa Florescer ganham tarde de beleza

Texto: Letícia Weinz
Fotos: Divulgação

 No dia 22 de maio, foi realizada na CAE Florescer (Centro de Acolhida Especial para Mulheres Transexuais e Travestis), uma ação de maquiagem, manicure e fotografia com parceria do SENAC Santana. Os professores Bernardo Lins e Mônica Biochi juntamente com suas alunas, promoveram uma tarde de beleza para as mulheres transexuais e travestis.

A atividade possibilitou que as alunas de manicure e pedicure aplicassem o conhecimento adquirido em sala de aula em um ambiente domiciliar e que as alunas do curso de maquiagem desenvolvessem a prática do módulo de maquiagem editorial. Ao todo foram 20 profissionais de maquiagem, 20 profissionais de manicure e pedicure e 20 travestis e mulheres trans que participaram da ação. No final, as meninas fizeram sessão de fotos para mostrar os resultados.

Para o gerente da Casa Florescer, Alberto Silva, trabalhar a autoestima dessas meninas é um processo que dura anos, mas que é muito importante não deixar de lado. Para isso, a maquiagem faz a diferença em poucos instantes. “A maquiagem vira a sua "pintura de guerra" para enfrentar o mundo com leveza, se sentindo mais poderosa. Ainda mais para a população travesti e mulheres transexuais que vivem um padrão estabelecido pela sociedade. A busca pela passabilidade se torna algo inevitável para sua sobrevivência diária”, afirmou.

As meninas que participaram desta atividade perceberam outras possibilidades além da área assistencial. “Me senti muito bem acolhida por todos os envolvidos, que além de todo o lado profissional, nos demonstraram muito amor e simpatia. Agradeço imensamente e espero que essa ação progrida cada vez mais”, comentou a convivente Victoria dos Santos de Assis.

Desde a parceria firmada com o SENAC, já ocorreram diversas ações, com o objetivo de fortalecer a articulação de rede e parcerias, viabilizando um universo maior de possibilidades para a população acolhida. Inclusive, no próprio SENAC Santana, já aconteceram palestras e rodas de conversas entre os alunos e as conviventes.