Parceria entre SMADS, Saúde e Uninove promove Mutirão da Saúde para refugiados venezuelanos

Novas ações estão previstas para acontecer até maio, com o objetivo de proporcionar atendimento digno e humanizado

Fotos e texto: Lucas Mattar

O ambulatório integral de saúde da Universidade Nove de Julho recebeu no dia 18 de abril mais uma edição do Mutirão de Saúde, que desta vez atendeu refugiados venezuelanos acolhidos pela Prefeitura de São Paulo. Organizado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Uninove, alunos supervisionados por seus professores, promoveram atendimento médico e odontológico, massagem e limpeza de pele para os refugiados.

Alunos dos cursos de medicina, odontologia, enfermagem, psicologia, fisioterapia, nutrição, serviço social, estética e cosmética promoveram atendimentos e encaminhamentos para continuação de tratamentos, conforme necessidade de cada venezuelano. “A ação em parceria com a Uninove é muito importante na área de saúde e estética para os refugiados que estão acolhidos nos Centros Temporários de Acolhimento, onde há uma convivência muito bacana entre eles”, afirmou Filipe Sabará, secretário da SMADS.

Após a realização dos atendimentos, os refugiados tiveram ainda a oportunidade de participarem de uma consultoria dos alunos do curso de Gestão Financeira para noções sobre a economia brasileira, dicas sobre conversão de bolívar para real e abertura de conta corrente. Alunos do curso de Recursos Humanos deram orientações quanto ao ingresso no mercado de trabalho brasileiro, elaboração de currículos, entrevista de emprego, comportamento, atenção e cuidados contra as propostas de trabalho escravo, entre outros.

“O olhar social é uma característica da Uninove, por isso, essa parceria com a Prefeitura de São Paulo é importante para estarmos realizando estes atendimentos para refugiados venezuelanos, que estão elogiando bastante a ação”, afirmou Paulo Marvulle, gerente de clínicas de saúde da Uninove. Novas ações estão previstas para acontecer até maio, com o objetivo de proporcionar atendimento digno e humanizado para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.