Associação Vivenda da Criança realiza o 9° Sábado Cultural e Cidadão

Objetivo do evento é oferecer serviços gratuitos à população

Texto: Letícia Weinz
Fotos: Divulgação

No dia 07/04, a comunidade de Parelheiros recebeu um grande evento. O 9° Sábado Cultural e Cidadão foi promovido pela Associação Vivenda da Criança, que conta com os serviços de Centro da Criança e do Adolescente (CCA), Serviço de Assistência Social à Família (SASF) e Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP).

Essa ação acontece todo ano e tem como finalidade oferecer diversos serviços gratuitos para toda a população de Parelheiros. “É de extrema importância para a região já que atendemos pessoas carentes em situação de vulnerabilidade social. Muitos serviços que as famílias não têm condições de pagar são proporcionados nesse sábado cultural”, comenta Rodrigo Fonseca, assistente de comunicação da Associação Vivenda da Criança.

Foram realizados cerca de 1439 atendimentos este ano, dividido em serviços como atendimento odontológico (com distribuição de kits de higienização), orientação previdenciária, cadastramento biométrico, fisioterapia, aferição de pressão e diabetes, corte de cabelo, emissão de documentos (RG, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor), exame de vista, atendimento pediátrico, coleta de papanicolau, teste de HIV e sífilis, limpeza de pele e maquiagem, palestras, entre outros.

O Sábado Cultural e Cidadão contou com diversas parcerias que ofereceram seus atendimentos de forma voluntária, e ainda teve pintura no rosto e brinquedos para as crianças, apresentação de dança do ventre, capoeira e outras manifestações culturais.

“As pessoas precisam desses serviços, e a gente está tendo esse amparo, então é muito importante para nós. Fizeram um trabalho muito bom e de qualidade. Eu saí daqui muito feliz”, afirma o morador da região Alexsandro.

A emissão de documentos e os serviços oferecidos na área da saúde são os mais procurados. “Eu consegui tirar a documentação dos meus filhos de forma rápida nesse evento. Eu agradeço pelo impacto social na vida dessas pessoas”, disse Ramone, também moradora do distrito.