Mutirão de saúde bucal no CA Imigrantes Japurá Bela Vista

Ação que levou atendimento odontológico a pessoas acolhidas atendeu homens, mulheres e crianças

 

Neste sábado, 10/03, cerca de 110 conviventes do Centro de Acolhida Especial Imigrantes Japurá, na Bela Vista, região central de São Paulo, participaram da quarta e última edição do mutirão da saúde bucal para pessoas em situação de rua.

Durante a ação, organizada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que contou com a presença do Secretário Filipe Sabará, dentistas voluntários da ONG Por 1 Sorriso em parceria com a Colgate, realizaram diversos tipos de tratamento como endodontia, exodontia, tratamento de canal e restaurações.

“Dentista é muito caro. Aqui recebemos o tratamento sem pagar nada, eu fiz uma limpeza nos dentes, achei muito legal essa oportunidade.”, diz João Paciência, angolano há dez meses no Brasil e morador do centro de acolhida.
“Me sinto uma privilegiada de usar minha profissão para conseguir ajudar o próximo.

A vida passa a ter muito mais sentido. Nossa ação aqui vai muito além da parte técnica da odontologia, a gente muda a vida das pessoas.”, conta Giulia Gouveia, dentista voluntária da ONG Por 1 Sorriso, que trabalhou na ação deste sábado.

Foram distribuídos também kits de higiene bucal com escova de dente, creme dental e fio dental. Outras ações já foram realizadas no Centro POP Vila Maria, CTA Brigadeiro Galvão e CA Nova Esperança para mulheres, totalizando mais de 500 atendimentos para pessoas em situação de rua. A ação foi tão festejada pelos conviventes que a SMADS pretende renovar a parceria para ampliar atendimento para outros centros de acolhida.