Oficina de culinária e festa animam Purim dos idosos da Casa da Vila

Texto: Marília Levy
Fotos: Divulgação

O ILPI (Instituto de Longa Permanência para Idosos) Unibes Casa da Vila, conveniada à SMADS e localizada na Vila Mariana, zona sul da cidade, celebrou o Purim, carnaval judaico, com oficina de doces e festa para seus conviventes.

Paulette Z. Exman, gerente da instituição, conta que na casa são celebradas todas as festas, tanto as católicas quanto as judaicas. “Comemoramos a Páscoa e o Pessach, o Natal e o Hannukah... Este ano fizemos uma festa no Carnaval, portanto decidimos celebrar também o Purim. Ao invés de comprar os oznei haman (doces típicos da data), optamos por fazer uma atividade de culinária com nossos idosos que participaram de toda a execução da iguaria”, conta Paulette.

Para modelar os doces, os residentes aprenderam sobre a cultura judaica, trabalharam a atenção e a coordenação motora. “É muito mais do que cozinhar, assar e comer. O importante é o contato entre eles (os idosos), a troca de ideias, pensamentos e opiniões. Quando a culinária entra em cena, acionam-se também o tato, paladar, olfato e o resgate de memórias... Foi muito legal, eles adoraram.”, completa.

A oficina de culinária deu-se no dia 01/03 e a festa, que contou com a animação de funcionários e residentes, no dia seguinte.

“Foi ótima a experiência de fazer o oznei hanan, ficou tudo muito gostoso. Aqui sempre tem festa divertida e coisa boa!”, afirma a convivente Rosa Nulman, de 80 anos, moradora da Casa da Vila desde outubro de 2016.