Espaço Vida comemora o carnaval com foco na valorização e reinserção social

Foto: Divulgação
Por Juliana Liba

Na último dia 12/02, o Espaço Vida, localizado no antigo Complexo Prates, recebeu a escola de samba Coração Valente para animar a população em situação de rua no Núcleo de Convivência, visando a transformação social por meio da cultura.

O ritmo da bateria agitou os corações de quem passava pelo espaço, concentrando, aproximadamente, 90 pessoas para se divertirem e dançarem. Segundo o gerente do serviço, Juari Figueroa, a intervenção foi rica e deixou um ar de quero mais.

“Foi incrível e muito importante, porque atividades como essa auxiliam na reinserção e autonomia. Às vezes, o que parece ‘nada’ para nós, na verdade é ‘tudo’ para essa população”, disse. Além de parabenizar o grupo pela iniciativa e trabalho.

O Coração Valente é o nome da bateria da Unidade Recomeço Helvétia (URH), um grupo de profissionais e usuários que se reúnem semanalmente para treino. O objetivo é oferecer uma atividade de lazer e cultura em alternativa à exclusão social e uso de dependências químicas.

De acordo com o diretor técnico da URH, Cláudio Jerônimo da Silva, o público alvo é o dependente de crack em alta vulnerabilidade social que vive na região da Luz e centro. “É uma atividade de baixa exigência, ou seja, ele [dependente] é convidado e incentivado a participar sem nenhuma contrapartida”, explicou.

Para Cláudio, é de extrema importância que toda a rede socioassistencial conheça e saiba que pode se utilizar dessa ferramenta. “Além disso, os usuários se sentem extremamente valorizados a cada apresentação e isso sem dúvida contribui para recuperação”, finalizou.