Cooperação entre Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e Consulado da Argentina ajuda portenho a retornar ao convívio familiar

Foto: Arquivo pessoal
Texto: Carla Louise

Há alguns meses a equipe de abordagem e acolhimento da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) vem intensificando o contato com o argentino Matias Benitez que, há um ano em São Paulo, vivia em situação de rua na cidade e não aceitava acolhimento.

Matias Benitez chegou ao Brasil por Foz do Iguaçu, ficou na região por alguns meses e depois migrou para São Paulo. Desde sua chegada na cidade, vivia na região da antiga Cracolândia e também nas ruas do Centro e nunca tinha aceitado acolhimento, pois, conforme o próprio comentou, não queria se enquadrar nas regras de um centro de acolhimento.

Com esforço e dedicação da equipe do SEAS – Serviço Especial de Assistência Social – Matias aceitou ser acolhido e, após tratativas com o Consulado Argentino e, com a ajuda da SMADS para contatar seus familiares na Argentina, o convivente aceitou retorno ao país de origem.

Matias é chef de cozinha, pai de dois filhos e vivia na região da Cracolândia. Atualmente está há mais de 40 dias limpo, como ele mesmo frisa: “Já faz mais de 40 dias que eu decidi sair do fluxo e, desde então estou limpo. Com a ajuda de vocês agora me sinto mais forte e confiante a voltar para meu país e para os braços dos meus familiares”.

A SMADS reitera o compromisso de sempre abordar, encaminhar e acolher a todos que precisam, sem exceção, com foco na criação de condições para a própria autonomia como porta de saída, como preconiza o SUAS – Sistema Único de Assistência Social.

Os Centros de Acolhimento da Prefeitura de São Paulo recebem, em média, 14 mil pessoas em situação de rua todos os dias na cidade, para serviços como pernoite, banho e refeições. São pessoas daqui, de outros estados e até de outros países que costumam ser atendidas nos serviços de acolhimento localizados em diversos bairros da capital.