Centro POP Santana realiza oficina de Capacitação Profissional para pessoas em situação de rua

Oficina ocorreu na quarta-feira (8), com o objetivo de qualificar os usuários que buscam uma recolocação no mercado de trabalho

Fotos: Divulgação
Texto: Letícia Weinz

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População em Situação de Rua (Centro Pop) localizado em Santana realizou na última quarta-feira (8) um verdadeiro workshop para qualificar as pessoas que estão em busca de uma recolocação no mercado de trabalho.

A Oficina de Capacitação com os conviventes do CTA – Centro de Acolhimento – Santana teve como propósito ensinar como desenvolver um bom currículo, a importância das dinâmicas em grupo nas empresas e como se comportar em uma entrevista de emprego.

Para Elaine Frias, gerente do CTA Santana, é imprescindível essa oficina para quem está há muito tempo fora do mercado de trabalho. “Os ensinamentos acabam facilitando numa próxima entrevista e numa próxima recolocação do usuário”, afirmou.

A capacitação também teve como objetivo despertar e motivar aqueles que buscam seu primeiro emprego formal, trabalhando aspectos sobre como ter uma boa apresentação pessoal, postura adequada e uma verbalização eficiente durante os processos seletivos, a fim de destacar suas habilidades profissionais nas entrevistas. Os usuários tiveram oportunidade de trocar informações sobre vivências pessoais e aprenderam exemplos de forma prática sobre como se portar nos processos seletivos.

O convivente Heraldo participou da oficina de Capacitação Profissional e disse que a oportunidade que teve em adquirir novas informações foi muito produtiva e interessante. “Eu vi muita coisa que não acrescentava no currículo, mas que tem necessidade. Aprendi sobre como se policiar e se vigiar sobre a nossa postura, que é muito importante.”

Além disso, os conviventes puderam confeccionar e imprimir seus currículos e retirar fotos 3x4 com revelação instantânea, para que pudessem providenciar a carteira de trabalho e outros documentos necessários.