Serviço Especializado de Abordagem Social às Pessoas em Situação de Rua recebe aprimoramento técnico e novos coletes

Orientadores socioeducativos receberam treinamento em vários encontros para qualificação de abordagens

Texto: SMADS/Divulgação
Fotos: Wagner Origenes Nunes

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social apresentou nesta sexta-feira (02), na Prefeitura de São Paulo, os novos coletes para orientadores socioeducativos responsáveis por abordagens para pessoas em situação de rua na cidade de São Paulo. As 24 equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social receberam também os certificados de participação de aprimoramento técnico, após uma série de encontros. A entrega foi realizada pelo vice-prefeito Bruno Covas, pelo Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Filipe Sabará e pelo Diretor da Riachuelo, Gabriel Rocha.


É a primeira vez que a secretaria oferece um curso de aperfeiçoamento com certificado para o SEAS e a previsão é que a capacitação aconteça de seis em seis meses. O Aprimoramento Técnico dos Orientadores do Serviço Especializado de Abordagem Social às Pessoas em Situação de Rua (SEAS) teve início em setembro de 2017 e durou cerca de dois meses, onde foram realizados diversos encontros com a finalidade de aperfeiçoar o atendimento aos orientadores. “Fizemos um longo trabalho de capacitação e hoje é um dia importante para nossa cidade, principalmente para população em situação de rua, os orientadores sabem que podem contar com o nosso apoio sempre.”, afirmou Filipe Sabará, secretário de assistência e desenvolvimento social.


O primeiro tema discutido foi “Trabalho Socioeducativo: uma abordagem para além do vínculo”, onde foram abordadas questões sobre comprometimento e ajuda aos orientadores para que possam trabalhar com as pessoas em situação de rua para além do vinculo básico, aproximando e humanizando a relação – colocando em prática a Vida Nova. Durante a série de encontros ainda foram abordados temas como abuso de drogas e redução de danos, desaparecidos, consultórios de rua, saúde mental, direitos humanos, mulheres e idosos em situação de rua, deficientes em situação de rua, aprimoramento na escuta, cuidando de quem cuida, articulação de rede, o papel da Coordenadoria de Atendimento Permanente e de Emergência, público LGBT e egressos profissionais. “A gestão atual está tendo um olhar diferenciado, quando criou a coordenação específica para o serviço especializado de abordagem social. A qualificação destes orientadores será contínua com temas práticos, para que a abordagem se tornasse mais humana e qualitativa.”, afirmou Adriano de Camargo, assessor técnico da secretaria de assistência e desenvolvimento social.


O vice-prefeito Bruno Covas, agradeceu a doação dos novos coletes ao Senhor Gabriel Rocha, diretor da Riachuelo pela doação e afirmou que a equipe da secretaria tem carinho, dedicação e cuidados com as pessoas. “Tenho certeza que o resultado do trabalho de desenvolvimento social se deve aos nossos colaboradores que acreditam e sabem da importância de olhar e dar atenção aos mais necessitados.”, finalizou.


Os conhecidos coletes dos orientadores também foram renovados, através de doação das Lojas Riachuelo. São 1915 novos coletes que serão distribuídos para as 24 equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social, a cor, amarelo fluorescente, ajuda na melhor identificação das equipes, e, com fitas refletivas, para serem facilmente identificados em meio às abordagens e para segurança dos mesmos.