Prefeitura de São Paulo realiza Grito de Carnaval contra a exploração sexual de Crianças e Adolescentes

Objetivo central da campanha é sensibilizar população contra a exploração sexual em grandes eventos, como o Carnaval

Layout: Laura Leal
Texto: Lucas Mattar

As secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com a Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (CMESCA), lançam na quarta-feira (07) às 09 horas, no Vale do Anhangabaú, a “Campanha contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Carnaval 2018”.

O evento deve contar com a participação de mais de mil pessoas entre crianças, adolescentes e adultos atendidos pela rede socioassistencial, funcionários da SMADS e representantes de organizações sociais. O desfile acontecerá pelas ruas da região central da cidade, concentrando no Vale do Anhangabaú, onde a atividade será finalizada com apresentações artísticas, incluindo o Bloco Filhos do Zaire.

A exploração sexual é uma grave expressão de questão social, sendo a pior forma de Trabalho Infantil, que acomete crianças e adolescentes em muitos municípios brasileiros, principalmente nas épocas de grandes eventos turísticos, entre eles, o Carnaval. Durante as festividades, 36 equipes estarão atuando nas regiões onde os desfiles acontecerão, sempre com foco nas crianças e adolescentes para abordagem e orientação. As equipes são formadas por orientadores, assistentes sociais, gerentes e setor operacional. A Prefeitura disponibiliza o serviço 156 para denúncias dos munícipes em relação ao trabalho infantil, violência, abuso e exploração sexual.

PROGRAMAÇÃO
09h00 - Concentração no Vale do Anhangabaú.
10h00 - Apresentações Culturais dos serviços da rede socioassistencial, do Bloco Filhos do Zaire e Bloco Unidos da Rua.
11h30 - Percurso do Bloco de Carnaval da CMESCA pelas ruas do centro com a presença dos Blocos.
12h30 - Fala dos representantes e autoridades.
13h00 - Encerramento.