CTA Brigadeiro Galvão recebe mutirão de saúde bucal para pessoas em situação de rua

Ação realizou diversos tipos de tratamento dentário em 60 conviventes

Fotos: Laura Leal Costa/SMADS
Texto: Lucas Mattar

O Centro Temporário de Acolhimento Brigadeiro Galvão recebeu neste sábado, 20/01, a terceira edição do mutirão da saúde bucal para pessoas em situação de rua, ação organizada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com a ONG Por1Sorriso e a Colgate.


Durante a ação, os 24 dentistas voluntários da ONG, realizaram diversos tipos de tratamentos como canal (endodontia), dentística (restaurações), reabilitação protética, confecção de provisórios e cirurgias. “Muitas pessoas que atendemos nunca tiveram a possibilidade de ir ao dentista. Como escolhi a área da saúde, se eu não puder fazer pra quem não pode, eu poderia abandonar o meu diploma. Tenho os meus pacientes, mas no tempo livre estou disponível para o voluntariado na ONG. O que me deixa feliz é saber que a cada final de tratamento recebemos o muito obrigado mais sincero que ouvimos na vida. Pessoas se emocionam e nós nos emocionamos juntos, é motivador, humano e gratificante.”, afirmou a dentista voluntária Letícia Pacheco Porangada.

 

 

O evento contou com a participação do Prefeito João Doria e do Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Filipe Sabará – ambos acompanharam os tratamentos e ouviram de perto os anseios dos conviventes do CTA. Foram distribuídos cerca de 100 kits de higiene bucal com escova de dente, creme dental e fio dental. “Estava com um dente que só tinha a casca, estava oco e me incomodando muito. Os dentistas foram excelentes, ótimos profissionais, estou muito feliz com o resultado.”, afirmou Gildo Brito de Andrade, 57 anos, um dos conviventes do Centro Temporário Brigadeiro Galvão.

 


Segundo Felipe Rossi, fundador e presidente da ONG Por1Sorriso, o objetivo do mutirão é fazer com que essas pessoas sejam reinseridas no mercado de trabalho com um novo sorriso. São 24 dentistas especializados que possuem seus consultórios, mas reservam um tempo para este trabalho, inclusive para população de todo o Brasil. “Não damos um tratamento menos importante para essas pessoas, são tratamentos de alta tecnologia. Em 2018 chegaremos a oito Estados brasileiros e três países da África”, finalizou.

 


Outras ações como esta já foram realizadas no CTA Vila Mariana e no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) Vila Maria, beneficiando 87 pessoas. A parceria entre Prefeitura de São Paulo e Colgate tem como objetivo atender mais de 460 mil pessoas, entre crianças e adultos, e distribui 400 mil kits com produtos de higiene bucal. As próximas ações estão previstas para fevereiro e março de 2018.