Secretaria de Assistência Social inaugura Centro de Acolhida Especial para Idosos “Morada São João”

O Centro da capital ganhou um novo espaço para atender idosos

A Secretaria Municipal de Assistência Social inaugurou em 23 de dezembro de 2010 mais um serviço destinado a população idosa: uma moradia para ambos os sexos, que estão albergados na rede socioassistencial. Trata-se do Centro de Acolhida Especial para Idosos Morada São João, localizado no entroncamento da Avenida São João com a Barão de Campinas e o Largo do Arouche, na região central da cidade.

O novo equipamento foi instalado no edifício Oscar Souza Pinto, construído nos anos 30, e que por décadas abrigou o Hotel Atlântico, o favorito dos prefeitos que vinham do interior para São Paulo nas décadas de 60 e 70.

A vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social, explicou como surgiu o projeto para adaptar o antigo hotel em uma morada. “Tudo foi muito positivo desde o início. Quando eu vim conhecer o prédio, me apaixonei por ele. E começamos uma batalha, que concluiu com a reforma do edifício e o aluguel deste prédio pela Prefeitura”.

Tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo, o prédio de cinco andares vai abrigar 220 idosos em condições de autonomia instalados em 60 suítes preparadas e adaptadas para acessibilidade de pessoas na terceira idade. A inauguração da morada vai possibilitar a abertura de 440 novas vagas nos albergues da prefeitura.

Os novos hóspedes vão contar com um quadro de funcionários especializados em cuidar de idosos, bem como refeitório, lavanderia, espaço de convívio e atividades socioculturais, entre outros benefícios. Além disso, o Centro vai proporcionar atividades ocupacionais como, por exemplo, oficinas de trabalho de acordo com o interesse, temas e necessidades apontadas. Com estas ações, abre-se um caminho na vida do usuário para que ele construa e concretize um plano de vida, com vistas à autonomia pessoal e social.

“Essa obra reflete a qualidade que essa administração busca oferecer a seus munícipes. Ela mostra o caminho que estamos trilhando: o de tirar todos os idosos dos albergues, para que morem com dignidade”, finalizou a secretária. O Centro de Acolhida Especial para Idosos Morada São João funciona na avenida São João, 1.214, e presta atendimento 24 horas por dia.