Encontro Intergeracional promove valorização do idoso com carinho e sabedoria

CAE Jardim Umuarama recebe crianças do Colégio Santa Maria em uma parceria que já existe há sete anos

Fotos: Laura Leal/SMADS
Texto: Juliana Liba


Respeito, carinho e alegria são princípios que marcam os encontros intergeracionais realizados entre o Colégio Santa Maria e o Centro de Acolhida Especial (CAE) para Idosos Jardim Umuarama. O projeto, realizado desde 2010, visa fortalecer a autoestima, socialização e convivência saudável entre as gerações.


Mensalmente, as crianças do 3º ano do Ensino Fundamental vão até o CAE Jd. Umuarama para encontrar os idosos e compartilhar experiências. O último encontro aconteceu no dia 13 de dezembro e foi repleto de diversão.


Teve contação de histórias, coral, instrumentos musicais, brincadeiras, montagem de árvore de natal com mensagens de esperança, além da entrega de presentes para os conviventes do CAE.


Segundo a orientadora do 3º ano, Mariza Elizabeth da Costa, esses encontros são extensão de um trabalho realizado ao longo do ano que tem como tema a terceira idade. “Nós queremos formar pessoas que valorizem e respeitem os idosos porque são importantes para a nossa sociedade”, explicou.


Esse é um trabalho que proporciona amor ao próximo e o senhor Joel de Freitas, 68 anos, fica grato por viver essa experiência. “Essas crianças me fazem lembrar de um passado que traz alegria e é maravilhoso”, contou.


Para a gerente do CAE Jd. Umuarama, Léia Soares, a atmosfera é sempre de encantamento e paz. “É uma troca muito rica, as crianças trazem o que eles têm e os idosos o que já passaram”, complementa.


Além dos encontros com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, o projeto abrange também o Ensino Médio, que toda sexta-feira trocam experiências, fortalecendo assim, o convívio entre as gerações.