Prefeitura inaugura Centro Temporário de Acolhimento (CTA) em São Mateus

Apenas em 2017, já foram criadas mais de 2.650 vagas de acolhimento com a implementação de CTAs

Fotos: Wagner Origenes/SMADS
Por: Secretaria Especial de Comunicação

A Prefeitura de São Paulo inaugura nesta terça-feira (19), na Avenida Sapopemba, em São Mateus, na Zona Leste, o 13º Centro Temporário de Acolhimento (CTA) para moradores em situação de rua. Com a implementação do novo serviço, a rede de CTAs passa a contar com mais de 2.650 vagas de acolhimento e 800 vagas para atividades diurnas, todas criadas em 2017.

O novo CTA poderá acolher 182 homens para pernoite e também disponibilizará 50 vagas para atividades de convivência durante o dia. O serviço será administrado pela Associação Comunitária São Mateus (ASCOM), por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e funcionará 24h por dia ofertando acolhimento, alimentação, participação em capacitações e encaminhamentos para outras políticas públicas como o programa Trabalho Novo, que visa a inserção de pessoas em situação de rua no mercado de trabalho.

O imóvel foi cedido à Prefeitura, em regime de comodato, pela Gozzi Participações. A empresa também doou as obras (revisão elétrica e hidráulica, reparo de pisos e pintura) e as adequações que foram feitas no prédio para receber o novo equipamento.

No espaço, os moradores em situação de rua serão atendidos por uma equipe multiprofissional com 32 funcionários, contando com áreas de recepção, atendimento, bagageiro, sanitários, dormitório, dormitório adaptado para pessoas com deficiência, sala de repouso, depósito, refeitório, cozinha, despensa e lavanderia.

O Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) vai fazer os primeiros encaminhamentos para o novo equipamento, mas os moradores em situação de rua interessados nas vagas de acolhimento podem procurar o serviço espontaneamente. Os conviventes também podem ser encaminhados por outros serviços como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), Coordenadoria de Atendimento Permanente e Emergência (CAPE), além das demais políticas públicas e órgãos de garantia de direitos.

A implementação desse equipamento também contou com doações de outras empresas da iniciativa privada como as Casas Bahia (linha branca), AOC (televisores), Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (móveis e fogão industrial), INAC (computadores), Unilever e Procter & Gamble (kits de higiene), Caixa Econômica Federal (mesas e cadeiras) e a Fibratex (cobertores). O prefeito João Doria ressalta a importância para a capital de parcerias com as empresas e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade.

 

 

Rede de acolhimento

Atualmente, a rede de acolhimento da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) conta com 85 centros de acolhida e 13 CTAs que, juntos, disponibilizam cerca de 13 mil vagas de acolhimento.

Desde janeiro, a rede foi ampliada com a implementação de 13 CTAs. Além do inaugurado nesta terça-feira, há o Mooca II (150 vagas de acolhimento e 100 vagas de convivência), o Mooca I (440 vagas de acolhimento e 50 vagas de convivência), o Prates I (156 vagas de acolhimento e 50 vagas para atividades de convivência), o Prates III (240 vagas de acolhimento e 50 vagas de convivência), o Anhangabaú (116 vagas de acolhimento e 50 vagas de convivência), o Lapa (220 vagas de acolhimento e 50 para atividades diurnas), o Brás (164 vagas de acolhimento e 100 vagas de convivência), o Aricanduva (238 vagas de acolhimento e 100 vagas de convivência), o Vila Mariana (120 vagas de acolhimento e 50 para atividades de convivência), o Butantã (188 vagas de acolhimento e 50 para convivência), o Brigadeiro Galvão (290 vagas de acolhimento e 50 para atividades diurnas), e o Santo Amaro com 170 vagas de acolhimento para homens e 50 vagas de convivência.

Em 2017, também foram implementadas quatro unidades de Atendimento Diário Emergencial (ATENDE), voltadas aos dependentes químicos. Os equipamentos contam com dormitório, espaços de descanso, banheiros, refeitório e sala para atendimento social. São quatro unidades sendo três na região da Luz e uma descentralizada no perímetro da Prefeitura Regional de Santo Amaro. Elas oferecem, no total, mais de mil vagas de atendimento.