1º Encontro da Frente Mulher é marco histórico para a rede socioassistencial

Celebração de avanços e discussão sobre uma normatização na política de atendimento às mulheres vítimas de violência foram pauta do evento

Fotos: Wagner Origenes/SMADS
Texto: Bruna Carvalho


A última quarta-feira (13) foi marcada pela realização do 1º Encontro da Frente Mulher da rede socioassistencial da cidade de São Paulo. Representantes dos cerca de 20 equipamentos diferentes especializados no atendimento às mulheres vítimas de violência estiveram reunidos para celebrar os avanços da área neste segundo semestre.

De acordo com Silvia Elena Fiume, técnica da Proteção Social Especial, esse encontro é um marco histórico para a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social por reunir todos os serviços de atendimento às mulheres vítimas de violência para discutir a política aplicada.

No evento foram abordados temas de reflexão sobre o que é oferecido a essas mulheres e o que elas realmente precisam. A discussão cedeu espaço para uma conversa aberta entre coordenadores, gerentes e técnicos dos diferentes serviços.

“Encontros como esse são muito importantes para que a rede pense em uma normatização que respeite a singularidade de cada território”, disse Celina Simões, gerente do Centro de Defesa e Convivência da Mulher (CDCM) da região de Campo Limpo.

O coordenador da Proteção Social Especial, Nelson Alda Filho, também participou do Encontro e falou sobre o compromisso político pedagógico que os serviços carregam. De acordo com ele o bom resultado desse semestre está relacionado a momentos como o deste evento que permitiu dar voz aos trabalhadores de todas as etapas da assistência.

O Encontro durou um dia inteiro e contou ainda com uma exposição de arte que propôs reflexão sobre o universo das mulheres vítimas de violência. Sheyla Francisca, gerente do CDCM da Cidade Ademar disse que “o contato e o diálogo entre os serviços agrega muito ao trabalho que é oferecido para essas mulheres”.