Saúde Bucal e garantia de direitos à população em situação de rua

Texto e fotos: Carla Louise

No último sábado (17), o Centro Pop Vila Maria recebeu o segundo mutirão odontológico da Colgate em parceria com a ONG Por1Sorriso. Cerca de 50 conviventes foram atendidos e passaram por procedimentos que variaram entre limpeza bucal, restauração, extração e até mesmo colocação de ponte móvel.

A Dra. Alessandra Myuki, cirurgiã dentista e coordenadora da ONG, comentou que essa iniciativa para pessoas em situação de rua é muito gratificante em diversos aspectos, entre eles, a realização de poder trazer de volta o sorriso das pessoas. "Em um dos pacientes, colocamos a faceta no dente da frente e ele ficou muito, muito feliz. Nossa missão é trazer não só o sorriso na face, mas principalmente o sorriso na alma", contou.

Para o Sr. Francisco Ednaldo Félix, convivente do Centro de Acolhida Zachi Narchi II, a ação trouxe mais do que o sorriso de volta. "A gente poder sorrir sem vergonha é a melhor coisa do mundo. Cheguei acanhado e saí muito satisfeito”.

Arthur Factori, de 17 anos, é voluntário da ONG Por1Sorriso há pouco mais de um ano e contou que foi a primeira vez que participou de uma ação com pessoas em situação de rua. “Todos que passaram por atendimento chegaram acanhados e receosos. Depois do tratamento que receberam com todo cuidado e atenção, cada um deles saiu com sorriso de satisfação e contentamento. Isso, pra mim, não tem preço”.

Os casos mais complexos serão encaminhados para a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas – APCD, e os próximos mutirões estão programados para janeiro no Núcleo de Convivência Boracea, para fevereiro no Centro Pop Mooca, e para março no Centro Pop Bela Vista.