Secretário visita Casa do Zezinho, no Capão Redondo

 

Foto: Marcella Costa
Texto: Vinícius Dominichelli

O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Filipe Sabará, visitou na manhã da última segunda-feira a Casa do Zezinho, organização do bairro do Capão Redondo, parceira da SMADS por meio de convênio, que presta serviços em um Centro para Juventude (CJ) e em um Centro para Criança e Adolescente (CCA).

São quase 700 pessoas, incluindo mulheres e idosos, que recebem atendimento qualificado e especializado por meio de diversas atividades, aulas e muita atenção e carinho. Os atendidos são capacitados em oficinas como mosaico, informática, costura, gastronomia e, ainda, realizam atividades físicas como natação, capoeira, futebol e jogos cooperativos.

Conheça alguns dos projetos da Casa do Zezinho:

Aprender Brincando

A proposta do projeto Aprender Brincando, desenvolvida com as crianças, é a criação de recantos específicos (Canto das Letras, Canto dos Números, Canto das Experiências, Canto das Histórias e Canto do Corpo), com atividades lúdicas que suprem as deficiências da aprendizagem escolar, principalmente daqueles que não conseguem se alfabetizar no ensino fundamental (1ª a 4ª séries), e acabam, muitas vezes, por abandonar a escola ou terminam o ciclo básico do ensino fundamental sem saber ler e escrever.

Educação para o Século XXI

Atender cerca de 150 jovens e adultos que tenham interesse em participar das oficinas. São estudantes que, do ponto de vista quantitativo, já se destacam dos demais por entenderem a importância de uma oportunidade como esta, que vai prepará-los melhor para o mercado de trabalho, ou jovens que já finalizaram a etapa do Ensino Médio e almejam uma formação que lhes permita uma inserção de qualidade no mercado de trabalho ou melhora profissional.

Gastronomia

Capacitar jovens para o mercado de trabalho, para atuarem em restaurantes como auxiliares de cozinha, podendo chegar a ocupar cargos de Chefs, ou em buffets, preparando e realizando eventos que envolvam preparação de alimentos, já que este mercado vem se tornando cada vez mais exigente e competitivo. Fortalecer o grupo envolvido, mobilizando os jovens para a formação de um Grupo de Produção da Casa do Zezinho, para fornecimento de produtos alimentícios a buffets, cafés e eventos.

Oficina de mosaico

O mosaico trabalha a capacidade humana de transformar o velho e sem uso em algo novo e bonito através da imaginação. Ao transformarem, na prática, os cacos, pedacinhos de azulejo e pastilhas, em peças com identidade e compreensíveis aos olhos de outras pessoas, as crianças e jovens estarão reconstruindo relações entre partes para compor um todo. A Oficina de Mosaico aproxima esta imaginação à técnica necessária para a criação de painéis e peças artísticas.

Orquestra e coral Toca, Zezinho!

O Toca, Zezinho! é um dos projetos fundamentais da Casa do Zezinho e tem como objetivos principais sensibilizar as crianças com relação à musica, promover o ensino artístico de vários instrumentos (em vários níveis), incentivar as crianças talentosas a continuar, e apoiar de maneira geral o desenvolvimento humano de cada um dos meninos e meninas, por meio do desenvolvimento da sensibilidade e da apreciação do belo. O público atendido pela Casa do Zezinho é composto por crianças e jovens de 6 a 21 anos que vivem em condições precárias (falta de saneamento básico, renda per capita familiar mensal de cerca de R$ 100, e frequentam escolas públicas da região, que não proporcionam, na maioria dos casos, atividades como a música), e que não tem quase nenhum acesso à cultura e ao lazer.