Encontro Cultural Intergeracional emociona crianças e idosos

 

Foto e texto: Bruna Carvalho

Emoção, alegria e muita animação marcaram a mostra cultural que reuniu mais de 500 pessoas na última sexta-feira (10). O décimo Encontro Cultural Intergeracional dos Serviços de Fortalecimento de Vínculos (CCA, CJ e NCI) das regiões de Itaquera e Ermelino Matarazzo emocionou crianças, jovens e idosos durante série de espetáculos.

O tradicional evento é realizado uma vez ao ano e conta com apresentações de dança, teatro ou qualquer outra expressão artística produzida por conviventes de serviços administrados pelas organizações sociais em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Nesta edição, além da mostra cultural a data ganhou ainda mais prestígio por celebrar os 40 anos de existência da ONG Juntos. As apresentações das crianças, jovens e idosos tiveram como tema as canções de Luiz Gonzaga.

De acordo com a gerente do Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Juntos, Cristiane da Silva Souza, esse evento tem como objetivo compartilhar o trabalho cultural que é feito no dia a dia dos serviços e proporcionar troca de experiências nas variadas gerações do mesmo território.

No total, 12 equipamentos de fortalecimento de vínculos participaram da festa. Desses equipamentos sete são Núcleos de Convivência do Idoso (NCI), quatro são Centros para Crianças e Adolescentes (CCA) e um opera como Centro para Juventude (CJ).

Maria Flora, 69 anos, contou sobre o dia a dia no NCI Juntos e disse que a convivência e as atividades físicas praticadas por lá melhoraram a sua qualidade de vida. Sobre a apresentação de dança da qual participou, Dona Maria disse estar se sentindo vitoriosa. “Não imaginava estar dançando e comemorando a essa altura da vida”, finalizou.



Emoção e empolgação tomavam conta de todo público sempre que algum dos serviços subia ao palco para apresentação. Amanda Oliveira, 10 anos, falou sobre a expectativa e o frio na barriga durante os ensaios e também o alívio e a felicidade no final da mostra. “Ficou tudo muito legal e assistir a dança de todos os outros serviços nos divertiu bastante”, disse.

Para Cristina, gerente do CCA Juntos, o mais importante é fazer com que os conviventes de cada equipamento possam se sentir acolhidos. “Eles sabem que podem contar conosco, e é isso que realmente vale”, declarou.

O território atendido pela organização Juntos é extenso. Abrange os Centros de Referência da Assistência Social de Itaquera, Ermelino Matarazzo e Cidade Líder. Humberto Canavesi, gerente do NCI Luta pela Igualdade, comentou a importância de encontros como esse para fortalecer os vínculos entre os serviços.

O gerente disse ainda que este encontro gera muita expectativa, pois é a oportunidade de compartilhar bons resultados. “A gente se sente feliz por ver que tudo está funcionando bem e que crianças, jovens e adultos podem celebrar juntos”, declarou.