Feira Tecnológica na Zona Leste reúne trabalhos de quase dois mil alunos

Jovens e adultos estão matriculados em diversos cursos do CEDESP Itaquera

Foto: Wagner Origines/SMADS
Texto: Vinícius Dominichelli

Entre os dias 18 e 21 de outubro ocorreu a IV Feira Tecnológica na Zona Leste de São Paulo. O interessante evento foi  promovido pela Obra Social Dom Bosco, organização da região de Itaquera e que mantém convênio com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

A feira é um evento que tem objetivo de proporcionar à região o acesso às novas tecnologias, difusão de produtos e serviços, rodadas de negócios e a troca de conhecimento entre estudantes e profissionais.

Foram expostos os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo Dom Bosco (CEDESP). O serviço oferece 34 cursos diferentes para jovens e adultos entre 15 e 59 anos em situação de vulnerabilidade e risco social. O centro funciona desde 1993 e atende diariamente 1880 pessoas nos períodos da manhã, tarde e noite.

Seu público-alvo são empresários, empreendedores, profissionais, instituições de ensino, organizações sociais, professores e estudantes.

"O que modifica a vida de um país é a educação, o conhecimento. A feira é a possibilidade de conseguir emprego na indústria, no comércio ou até mesmo que os alunos possam criar sua pequena empresa vendendo doces, salgados e suas outras invenções", destaca o padre Rosalvino Morán Viñayo, diretor e fundador da Obra Social Dom Bosco.

Dentre muitas salas de exposição, alguns temas chamaram a atenção do público como oficinas de serigrafia, produção e nutrição para a terceira idade, cursos de cabeleireiro, manicure, pedicure, depilação, sorvete, panificação, mecatrônica, gastronomia, manutenção de micro, organizador de eventos, limpeza facial e muitos outros.

"A Obra Social Dom Bosco é a prova de que o dinheiro público pode ser muito bem investido em atividades culturais, cursos e no atendimento a quem mais precisa da Assistência Social", disse Rosane da Silva Berthaud, coordenadora da SMADS.