São Paulo constrói de forma inédita e intersecretarial ações para Primeira Infância

 

Foto e texto: Vinícius Dominichelli

Entre os dias 28 e 29 de setembro acontece mais um grupo de trabalho inédito e intersecretarial das equipes técnicas das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde e Educação sobre a Primeira Infância.

O encontro, que já é o quarto realizado, conta com a presença dos secretários de Assistência e Desenvolvimento Social, Filipe Sabará, do secretário de Educação, Alexandre Schneider, e da vereadora Janaína Lima.

Pela primeira vez na história de São Paulo, as três secretarias e suas equipes técnicas se unem para construir um plano unificado que atenda as crianças e famílias de forma integral e integrada.

"Estamos quebrando um paradigma enorme ao trabalhar de maneira conjunta e intersecretarial. É um modo integral e integrado, uma forma moderna e colaborativa de trabalhar", destaca o secretário Filipe Sabará.

Programa Criança Feliz

Este projeto complementa o Programa Criança Feliz. Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, a iniciativa reúne ações nas áreas de Saúde, Educação, Cultura e Direitos Humanos. Profissionais capacitados visitarão as residências semanalmente e orientarão os pais ou responsáveis sobre a maneira adequada de estimular o desenvolvimento das crianças.

Além de São Paulo, outros 2.614 municípios aderiram ao Criança Feliz. As visitas já começaram em 578 cidades, onde mais de 28 mil crianças e gestantes são acompanhadas.