Oficina de culinária do CAE Família em Foco alimenta sonhos e oportunidades


Texto: Bianca Barbosa


Três colheres de carinho, duas xícaras de dedicação e uma pitada de conhecimento. Essa é a base da receita utilizada pelos orientadores nas oficinas de culinária do Centro de Acolhida Especial (CAE) Família em Foco. As oficinas são ministradas voluntariamente pela orientadora Lindagilda Elias Garcia e ocorrem ao menos uma vez por mês, todos os moradores podem participar.

Localizado em Santana, o CAE é um verdadeiro lar, basta passar alguns minutos no local para perceber o bom relacionamento entre os funcionários e as famílias. “Eu gosto muito daqui, sempre tem atividades e passeios, já fui pro Castelo Rá-Tim-Bum, pro teatro, pra Avenida paulista...”, contou Letícia, que mora no CAE a cerca de um mês.

Na última quarta feira (23), a receita escolhida para a oficina de culinária foi bolo de batata doce. Três jovens participaram desse encontro, Letícia, de 11 anos, Tatiana e Marina, ambas com 20 anos. A oficina resultou em cinco bolos para o café da tarde e muitas ideias. Tatiana propôs a criação de um livro de receitas para unir tudo o que for ensinado, já Marina, pensa em produzir as receitas para vender.

Culinária exige atenção, e a dedicação das meninas foi encontrada em cada detalhe da oficina, a orientadora mostrava o passo a passo e as próprias jovens colocavam a mão na massa. As receitas mais elaboradas são voltadas aos jovens e adultos, mas as crianças não ficam de fora, Lindagilda também produz oficinas de guloseimas, os pequenos modelam brigadeiros, ajudam a fazer biscoitos e até maçãs do amor.

Durante a oficina, recheada de muita conversa e risadas, a orientadora Lindagilda explicou o intuito das atividades, “eu vejo que a autoestima melhora, às vezes elas acham que não podem ou não conseguem fazer algo, então como a culinária é um trabalho sem muito compromisso de acertar, passa confiança pra elas, é uma brincadeira que levanta a autoestima.”

Além de aumentar a confiança das jovens, as oficinas servem como ponte pedagógica para descobrir um pouco mais sobre as moradoras. Dos muitos sonhos de Letícia, alguns são aprender castelhano, ser professora de inglês, modelo, amiga de todo mundo e ainda ter uma fábrica de chocolate e leite condensado para comer o dia todo. A inocência e felicidade da menina são reflexos da atenção e respeito que os moradores recebem do CAE.

Ficou com vontade de provar o bolo? Separamos a receita para você testar:

Bolo de Batata Doce

Ingredientes:

- 1kg de bata doce cozida e descascada
- 100g de margarina
- 3 ovos
- 1 pacote de coco ralado ou 100g de queijo ralado
- 3 colheres de sopa (generosas) de açúcar
- 1 lata de leite condensado
- Fermento em pó
Modo de fazer:
- Cozinhe as batatas na panela de pressão por 20 minutos. Descasque e amasse em um recipiente grande.
- Junte todos os ingredientes e mexa bem até obter uma massa uniforme.
- Despeje a massa em uma assadeira retangular média untada e leve ao forno médio por 45 minutos.