Secretaria amplia número de orientadores socioeducativos no período noturno

Ampliação será de profissionais que atuam na abordagem de pessoas em situação de rua à noite

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social vai ampliar o número de orientadores socioeducativos que atuam na abordagem de pessoas em situação de rua, no período noturno, na intenção de direcioná-los a um dos centros de acolhida que fazem parte da rede de atendimento. O acréscimo será feito com realocação do efetivo da manhã.

A ampliação do serviço será feita de forma gradual e até o final da próxima semana estará adequada. Como apoio à ação, o número de veículos que transportam pessoas para os centros de acolhida também será aumentado.

O período noturno registra maior número de moradores expostos ao frio, enquanto pela manhã eles normalmente realizam atividades de reciclagem e demais trabalhos. A mudança na estratégia tem como objetivo reduzir o tempo de abordagem e elevar a ocupação dos centros de acolhida.

Informações adicionais

Foram abertas cerca de 2,7 mil vagas de acolhimento exclusivas para o Operação Baixas Temperaturas, em vigor entre maio e setembro. Além delas, há ainda dez mil vagas fixas na rede socioassistencial.

Estão sendo acolhidas, em média, cerca de dez mil pessoas por dia nos 85 centros de acolhida da capital - metade deles está localizada na região central da cidade e bairros limítrofes. Os serviços de acolhimento têm registrado entre 600 e 800 vagas ociosas diariamente. Portanto, não foi registrado até o momento esgotamento das vagas na rede.

Nos centros de acolhida os moradores podem tomar banho, fazer refeições, lavar suas próprias roupas, pernoitar e ter atendimento socioassistencial. Caso qualquer centro de acolhimento registre esgotamento das vagas, o morador é transferido em veículo da própria Secretaria para outra unidade.