Curso de jardinagem é regado à cidadania e muita disposição

 
Foto e texto: Bianca Barbosa

Rastelo na mão e sorriso no rosto foram as ferramentas utilizadas na última segunda-feira (17), pela turma da subprefeitura do Butantã, que é composta por 24 alunos, durante aula prática no Parque Raposo Tavares, do curso de jardinagem oferecido pela prefeitura de São Paulo através do programa Profissão Cidadão.

O objetivo do curso é profissionalizar homens e mulheres, de todas as idades, que procuram entrar ou se recolocar no mercado de trabalho. O módulo é composto por 20 aulas de jardinagem, as teóricas ocorrem na subprefeitura do Butantã e as práticas no parque.

Além de uma apostila de paisagismo, o curso oferece um manual de emprego com orientações profissionais, que aborda técnicas para entrevistas de emprego, criação de currículo, apresentação do trabalho, orçamento, e outras informações necessárias para o futuro profissional na jardinagem. A arquiteta Silmara Grivol, professora do curso, complementa que a orientação profissional é fundamental, “ao final do curso eles estarão aptos para atuar no mercado, vontade de trabalhar eles têm, falta organizar e mostrar o caminho para começarem uma vida nova”.

Dos 24 alunos, oito moram em albergues da prefeitura e o restante vive em comunidades da região. Jailson Moreira Damascena, 33, mora em albergues há seis anos, ele busca se recolocar no mercado de trabalho e está gostando tanto do curso que acredita que conseguirá um emprego logo, “Quero fazer cursos e arrumar um trabalho, to gostando bastante de jardinagem, vou comprar um rastelo e sair limpando a cidade todinha”, contou.

O Parque Raposo Tavares foi o primeiro da América Latina a ser construído em cima de um aterro, a reurbanização do terreno é uma conquista simbólica da comunidade. O administrador do parque, Ulysses de Souza e Silva, conta que a maioria dos alunos mora perto, então é como se estivessem cuidando do próprio quintal, “É uma oportunidade de aprender uma atividade que está sendo útil pra eles [alunos] e para a comunidade como um todo.”

O que não falta na turma são pessoas com disposição e muita força de vontade, Roberto Felix de Ataide, 47, perdeu os pais muito cedo, mas nunca desistiu dos estudos e hoje cursa direito. Ele acredita que o curso de jardinagem pode auxiliar no currículo dele, “vou colocar o curso no meu currículo, antigamente eu não tinha estudo, mas tem que pensar no futuro. Faltam só dois anos para eu terminar [a faculdade]”, disse. Já Fernando César Ferreira, 49, estudou até a sétima série e busca recuperar o tempo perdido, “eu espero ter uma vida nova, arrumar um trabalho, eu acho que é fundamental pra gente se estruturar e ser mais respeitado na sociedade.”

Próximos cursos oferecidos pelo programa Profissão Cidadão

07 de agosto
Curso de Jardinagem - Prefeitura Regional de Santo Amaro Curso de Panificação - Prefeitura Regional do Jabaquara

14 de agosto
Curso de Imagem Pessoal - Prefeitura Regional do Butantã