Prefeitura inaugura terceira unidade do ATENDE na região da Luz

Ações fazem parte do projeto Redenção, que oferece tratamento aos dependentes químicos

Foto: Bianca Barbosa
Por: Bruna Carvalho

Na manhã desta quinta-feira (13) foi inaugurada a terceira unidade de Atendimento Diário Emergencial (ATENDE) na região da Nova Luz. Localizado na Rua General Rondon, o novo equipamento é mantido por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e a Associação Evangélica Beneficente (AEB), e tem capacidade para atender até 100 pessoas durante o dia e outras 100 vagas para pernoite.

A inauguração aconteceu ao som da Orquestra Criar e Tocar, composta por crianças e adolescentes que aprendem música em cursos gratuitos de instrumentos populares e eruditos. O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Filipe Sabará, apresentou o novo serviço logo após a orquestra tocar o hino nacional.

A estrutura, com espaços de descanso, banheiros, refeitório, consultórios para atendimento psicossocial, cabeleireiro e barbearia, faz parte das ações do projeto Redenção, cujo objetivo é resgatar e dar oportunidade de tratamento aos dependentes químicos. O local contará até mesmo com uma horta.

Filipe Sabará destacou a importância do tratamento humanizado que é feito nas unidades emergenciais. “Oferecemos serviços para que seja realmente uma porta de entrada para outra realidade”, declarou.

Além dos serviços básicos de acolhimento e higiene pessoal, o equipamento também oferecerá oficinas e atividades para reinserção social dos conviventes. Serão 30 profissionais trabalhando diariamente no Atende III entre gerente de serviços, assistente técnico, assistente social, psicólogo, orientador social e agente operacional.

“Esse é um espaço de acolhida e os principais objetivos são retomar a autonomia do dependente químico e garantir uma boa convivência em sociedade”, explicou Dinei Spadoni, gerente do serviço.
 

Histórico

Com a instalação desta unidade, a Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social já conta com cerca de 350 vagas emergenciais para pernoite na região da Luz. Os ATENDES já registraram 32.258 atendimentos desde o dia 09 de junho, data de inauguração da primeira unidade.

As abordagens na região são feitas individualmente, baseadas na criação de vínculo com os agentes especializados. Também são disponibilizados transporte para deslocar os usuários até a unidade indicada.