XII Encontro Socioesportivo dos CCA's é marcado por sorrisos e muita diversão

Cerca de 570 crianças participaram do evento no Centro Esportivo Tietê

Texto: Bianca Barbosa
Foto: Wagner Origenes

Existem muitas formas de ensinar e entreter as crianças, mas nenhuma é tão divertida quanto o esporte. Na última terça-feira (4) foi realizado, no Centro Esportivo Tietê, o XII Encontro Socioesportivo dos Centros para Crianças e Adolescentes (CCA) da região Sé.

O evento é organizado todos os anos por meio de uma parceria entre a Supervisão de Assistência Social (SAS) Sé e a Supervisão de Esportes da Prefeitura Regional da região.

Para a coordenadora de projetos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Sé, Maria de Fátima Souza, o evento é muito importante principalmente para as crianças, pois é cooperativo e participativo. “É um momento em que eles saem dos serviços para um parque gostoso como esse. Isso é acesso à cultura e ao lazer, que são alguns dos nossos objetivos do serviço.”

O encontro contou com a presença de crianças, orientadores socioeducativos e gerentes de 14 CCA's, além de professores e alunos voluntários de educação física, autoridades, convidados, organizadores do evento e a banda da Guarda Civil Metropolitana da Prefeitura Municipal de São Paulo, que abriu o evento acompanhando a entrada das bandeiras e serviços dos CCA's.

Todas as atividades do evento tinham propósito cooperativo, ajudando as crianças a perceberem que o trabalho em equipe era a solução para os desafios propostos. O professor de educação física da FMU, Dilson Vilela, acredita que o esporte é uma ferramenta para a construção dos valores éticos, morais e sociais. "Em linhas gerais, os jogos cooperativos tem esse fundamento. Eu jogo com você e não contra."

E os pequenos aprendem rápido. Pedro e Emanuel, ambos com 7 anos e do CCA Alegria, gostaram da brincadeira "nó humano", que consiste em desfazer um entrelaçar de braços sem soltar as mãos, "Todo mundo tem que ajudar para arrumar o nó", disse Pedro. As 570 crianças que participaram do evento foram divididas em grupos e ao longo do dia cerca de oito brincadeiras cooperativas foram ensinadas, com muita música e voluntários animados.

Segundo o supervisor de esportes da Prefeitura Regional da Sé, Thiago Caruso, os jogos foram planejados por professores de educação física e passaram por uma análise da comissão organizadora do evento para que fossem adaptadas a cada faixa etária. O propósito das atividades é a inclusão social. "Colocamos 28 crianças que não se conheciam em cada grupo brincando juntas pela primeira vez pra todo mundo interagir e respeitar o próximo”. Isabela, de 8 anos e do CCA Dom Orione, estava encantada com o número de crianças do evento. "Tem muita gente e vou fazer um monte de amigas."

O objetivo do encontro socioesportivo é dar oportunidade para que crianças e adolescentes confraternizem, conheçam outras crianças e aprendam com as atividades cooperativas. Idalina Helena Meneses, coordenadora de projetos do CRAS Sé enfatizou o propósito do evento. "Nós trabalhamos com famílias no fortalecimento de vínculos por meio do convívio social".

Integração foi a palavra-chave do evento, que terminou com uma dança e muitas amizades novas.