Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS é o tema da XII Conferência Municipal de Assistência Social

Conferência Regional em Pirituba marca o início dos trabalhos

Texto: Bianca Barbosa
Foto: Wagner Origenes

Nessa segunda-feira (27), ocorreu no Céu Pêra Marmelo, em Pirituba, a primeira Conferência Regional de Assistência Social de 2017, com a participação de servidores, conselheiros, representantes e autoridades. O objetivo foi avaliar a situação da assistência social, propor e deliberar diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e enfatizar a participação e o controle social do município de São Paulo.

A mesa foi composta por coordenadoras, representantes indicados pelo Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo (COMAS/SP), representantes da Supervisão de Assistência Social (SAS) e da Sociedade Civil, além do Prefeito Regional de Pirituba/Jaraguá, Ivan Renato de Lima.

Para Lucia Cristina Medeiros, supervisora da SAS Pirituba/Jaraguá que compôs a mesa, as conferências regionais são importantes para abordar de forma mais completa as necessidades sociais de cada lugar, pois São Paulo tem bairros e subdistritos muito distintos, "cada território tem as suas especificidades, por exemplo, a única outra supervisão regional que também tem aldeia indígena é a de parelheiros, então é muito importante que seja regionalizado."

Na Conferência Regional são debatidos quatro eixos para a definição de sugestões e ideias relacionadas ao tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. De todas as propostas debatidas, cinco serão encaminhadas para a conferência municipal, duas para a estadual e uma para a conferência nacional.


A programação das conferências regionais também conta com a eleição de delegados que terão direito de voz e voto na Conferência Municipal.

O tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS” traz os usuários dos serviços de assistência social para o centro do debate, pois ouvir ideias de pessoas que vivem o dia a dia do serviço social é imprescindível. No manual do conferencista regional, Filipe Sabará, o Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, observa: "a maior metrópole da América Latina é onde todos os problemas do país manifestam de forma mais contundente, mas também onde podem surgir as soluções mais inovadoras."