Trabalho Novo emociona empresários no auditório do Secovi e atrai novas parcerias

Texto: Assessoria de Comunicação
Foto: Wagner Origenes
-

O prefeito João Doria, o secretário de Assistência e Desenvolvimento social, Filipe Sabará, e o sociólogo e presidente da ONG Rede Cidadã, Fernando Alves, reuniram cerca de 200 empresários para apresentar os resultados e expor as expectativas sobre o Programa Trabalho Novo. Mais de 900 pessoas em situação de rua já foram contratadas por meio do programa desde o início do ano.

O índice de 94% de retenção dos novos funcionários nas empresas que contrataram moradores de rua surpreendeu os empresários convidados. Durante a apresentação, alguns deles ofereceram espontaneamente outras 100 vagas ao programa e outros, entre representantes de empresas e associações patronais, afirmaram publicamente o compromisso de participar.

Prestigiaram o evento também o vice-prefeito, Bruno Covas, e o secretário de serviços e obras, Marcos Penido, e o secretário espacial de investimento social, Cláudio Carvalho. Representantes das associações de Franchising e de empresas de limpeza foram dois dos que se pronunciaram no auditório do Secovi.

O evento foi marcado pela exibição de um vídeo com depoimentos de participantes do Trabalho Novo, tanto moradores de rua empregados quanto empresários que já contrataram. Três ex-moradores de rua empregados falaram para a plateia após o vídeo.

O proprietário da rede de restaurantes Coco Bambu, Ronald Aguiar, protagonizou um dos momentos mais emocionantes ao relatar sobre suas experiências com os funcionários oriundos do programa. “Até agora, enxerguei apenas vantagens para quem emprega. Quero que de 15 a 20% dos nossos funcionários sejam do Trabalho Novo”, afirmou, destacando o entusiasmo dessas pessoas no ambiente de trabalho. “Às vezes, precisamos manda-los para casa, se não ficam todos ali, de tanto que gostam de trabalhar.”

O Programa Trabalho Novo é uma parceria entre a prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e busca reinserir no mercado de trabalho pessoas em situação de rua. Já são 914 contratados pelas empresas parceiras de diversos segmentos com 94% de retenção. Mais de 116 empresas já oferecem vagas.

Todos os selecionados passam por uma capacitação socioemocional, com dinâmicas vivenciais realizadas pela ONG Rede Cidadã, que é especializada em geração de oportunidade de trabalho a pessoas em situação de vulnerabilidade social.