Rede Cidadã forma turma no curso de capacitação para inserção no mercado de trabalho

Na última sexta-feira (9), os 22 alunos da 77ª turma concluíram o curso na Casa de Cultura Municipal São Mateus



Foto: Maria Luiza Castelo Branco
Texto: Marcos Gabriel


Empenho e dedicação. Essas são as palavras que descrevem perfeitamente os cinco dias da semana da 77ª turma que participou do curso de capacitação para inserção no mercado de trabalho, proporcionado pela Rede Cidadã, em pareceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

O objetivo do curso, oferecido semanalmente das 9h às 16h, é estimular o talento dos alunos e capacita-los para o mercado de trabalho, através do programa Trabalho Novo. Durante toda a semana, os alunos participam de oficinas, dinâmicas de autoconhecimento e conversas, com apoio e atenção redobrada.

Também foram ministradas regras de etiqueta para se portar diante de uma entrevista de emprego e como agir no ambiente corporativo.

‘’Podem parecer noções básicas, mas é importante ensiná-los a cuidar do uniforme, da aparência, a manter sempre roupas limpas, além de mostrarem-se prestativos e não desistirem do emprego sem antes contatar a Rede Cidadã’’, disse Deise Antoniacci, facilitadora da Rede Cidadã.

Neide Vitta, também facilitadora da Rede Cidadã, afirmou: ‘’Toda semana nós preparamos as turmas com atividades para elevar a autoestima dos participantes para os desafios da vida no mercado de trabalho’’.

João Bosco, 60 anos, conta sua experiência no grupo: ‘’Vim por intermédio do Centro de Acolhida São Mateus (CA), e tenho certeza que as vivencias em si são importantes, mas o que é bom é você saber se encontrar aqui no curso’’.

A determinação estampada nas falas de João, demonstra sua evolução: ‘’Todos aqui temos que nos importar em como arrumar um emprego, e principalmente, em como se manter nele. Temos que estar preparados para enfrentar algum problema e encarar a bronca’’.