ESPASO realiza IV Jornada Literária de Políticas Sociais

Foto: Divulgação
Por Marcos Gabriel


Na última quarta-feira (17), foi realizada a IV Jornada Literária de Políticas Sociais, uma proposta do Núcleo Pedagógico com o CECOAS no ESPASO, a fim de disseminar o conhecimento e as práticas nas Políticas Sociais.

O evento contou com a presença da professora Dra. Stela da Silva Ferreira, que discutiu sobre o artigo ‘’Educação permanente: diálogo comprometimento com a direção ética do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)’’, publicado no livro ‘’Gestão do Trabalho e Educação Permanente do SUAS em pauta’’.

Durante as duas horas de jornada, a professora realizou uma reflexão sobre a ética ancorada nos princípios da administração pública: legalidade, impessoalidade, publicidade, moralidade e eficiência, assim como toda e qualquer ação para fortalecer o alcance da finalidade da política de assistência social, assegurando os direitos socioassistenciais do cidadão.

Além disso, Stela ressaltou a importância que os trabalhadores do SUAS, independente de sua profissão e código de ética, têm de refletir constantemente sobre sua ação dentro de uma lógica coletiva, privilegiando o exercício de ética de responsabilidade.

Por fim, houve um debate sobre a ética nos espaços de trabalho e a importância de se ampliar cada vez mais o campo de visão para aprimorar o trabalho e ações realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e demais serviços socioassistenciais.